Hoje quero citar 5 livros sobre autismo que todos deveriam ler. É que vira e mexe alguém me pergunta por quais obras nossas deve começar para compreender melhor o autismo. Então, penso que não tem ninguém melhor do que os nossos próprios leitores para responder essa pergunta.
Por isso, selecionamos os nossos cinco livros mais lidos e avaliados na Amazon. Com isso, oferecemos cinco possibilidades de introdução ao assunto. Estas são, afinal, algumas de nossas produções mais gerais e acessíveis acerca do tema. Além de serem nossos livros que mais angariaram leitores até agora!
Contudo, a escolha de por qual dos cinco começar deve variar conforme o objetivo da leitura. Ou seja, de quem está lendo e para que está lendo.
De qualquer forma, são 5 livros sobre autismo que todos deveriam ler:
- Autismo no Feminino (2022, de Sophia Mendonça & Selma Sueli Silva): Com uma avaliação de 4.7, baseada em 162 reviews na Amazon, ‘Autismo no Feminino traz as histórias de treze mulheres autistas, mesclando pesquisa científica e relatos pessoais.
- Neurodivergentes (2019, de Sophia Mendonça): Com uma média de 4.5 com base em 104 avaliações, Neurodivergentes se divide em capítulos sobre inteligência e neurodiversidade, mulheres autistas e meios de comunicação.
- Camaleônicos (2019, de Selma Sueli Silva): Camaleônicos, sobre a vida de autistas adultos, teve 74 avaliações e uma média de 4.4 estrelas. Esta obra é, ao mesmo tempo, o livro, a reportagem e a denúncia sobre as dificuldades dos autistas em serem compreendidos.
- Minha vida de trás para Frente (2017, de Selma Sueli Silva): Em Minha Vida de Trás Para Frente, a jornalista e radialista Selma Sueli Silva resgata os própios diários para narrar sua história dos três anos de idade ao diagnóstico com 53 anos O livro recebeu 54 avaliações, com uma média de 4.6 estrelas.
- Outro Olhar (2015, de Sophia Mendonça): Em Outro Olhar, Sophia Mendonça reflete sobre o seu processo de inclusão escolar e os desafios cotidianos durante a adolescência. O livro recebeu 37 avaliações e uma média de 4.4 estrelas.
Post
Autora

Sophia Mendonça é jornalista, professora universitária e escritora. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Ela também ministrou aulas de “Tópicos em Produção de Texto: Crítica de Cinema “na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), junto ao professor Nísio Teixeira. Além disso, Sophia dá aulas de “Literatura Brasileira Contemporânea “na Universidade Federal de Pelotas (UfPel), com ênfase em neurodiversidade e questões de gênero.
Atualmente, Sophia é youtuber do canal “Mundo Autista”, crítica de cinema no “Portal UAI” e repórter da “Revista Autismo“. Aliás, ela atua como criadora de conteúdo desde 2009, quando estreou como crítica de cinema, colaborando com o site Cineplayers!. Também, é formada nos cursos “Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica” (2020) e “A Arte do FIlme” (2018), do professor Pablo Villaça.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.