Violência doméstica será tema de novo documentário em podcast. Logo, as influenciadoras digitais, escritoras e criadoras de conteúdo Sophia Mendonça & Sueli Sueli Silva tem um novo projeto em produção. Assim, elas irão adaptar a obra “Grafias da violência entre o dano e a cura” (2022), da pesquisadora mineira Patrícia Prates Costa. Dessa maneira, o podcast abordará nuances do abuso contra a mulher e da violência doméstica. Inclusive, o lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2023.
O podcast terá como título Entre o Dano e a Cura. Aliás, a obra contará com entrevista exclusiva com a autora da obra original, além da participação de atrizes que encenarão mulheres vítimas de violência doméstica. Inclusive, a produção é situada na perspectiva da vida afetiva na comunicação.
Ou seja, tanto na pesquisa quanto na versão audiovisual, a obra busca tecer diálogos sensíveis entre as experiências de mulheres que, como a pesquisadora e as diretoras, foram vítimas de violência doméstica. Portanto, não somente as entrevistadas quando as próprias criadoras sofreram na pele o abuso de gênero. Assim, “Entre o Dano e a Cura” toma os relatos de si como potência de resistência.
Segundo Sophia Mendonça, as diretoras estão sendo cuidadosas para manter a escrita viva e performática da obra original, que “nos instiga a ver a cura sob outra perspectiva, nem sempre agradável, mas certamente necessária.”
Aliás, Sophia Mendonça é uma autora de livros e criadora de conteúdo de 25 anos. Além de publicar nove livros, ela também é diretora de seis documentários anteriores, quatro deles em parceria com Selma Sueli Silva. Inclusive, em 2022, elas lançaram “Vozes da Maturidade” e “TransParente“, que atualmente concorrem no festival britânico Lift-Off Filmmaker Sessions.
Porém, esta nova obra configura como um dos trabalhos mais tematicamente ambiciosos da dupla. Afinal, Selma Sueli Silva observa que “talvez o entendimento do contexto de violência provoque a dor em nosso próprio corpo, como a nos lembrar que não se foge dele.” Assim, Entre o Dano e a Cura é adaptação de uma pesquisa de idas e vindas, costurando fragmentos, em que se vai e volta.
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…