Uma terapia para o bem. Mas que se deu mal! é um vídeo do canal Mundo Autista sobre tratamentos para autismo, com Selma e Sophia.
Sophia Mendonça e Selma Sueli exploram as complexidades da terapia para pessoas autistas. Com isso, destacam as falhas em abordagens que ignoram as necessidades individuais e a diversidade de experiências.
A análise da mãe de Sophia, Selma, revela uma busca árdua por profissionais qualificados, onde a empatia e o conhecimento especializado se mostraram cruciais, mas frequentemente ausentes. A experiência de Sophia com psicólogos e psiquiatras revela um cenário onde a tentativa de “normalização” e a falta de compreensão sobre questões de gênero e sexualidade resultaram em traumas e sofrimento.
O relato de Sophia expõe a necessidade urgente de uma mudança na formação de profissionais da saúde mental. Ou seja, com foco em uma abordagem mais humanizada e inclusiva. As experiências traumáticas de Sophia, marcadas por preconceito e falta de conhecimento, ressaltam a importância de profissionais que não apenas possuam conhecimento técnico. Mas, também, demonstrem empatia e respeito pela individualidade de cada paciente. A história de Sophia é um testemunho da resiliência
O Erro da Adequação Forçada: Por que Precisamos Parar de Tentar "Consertar" a Pessoa Autista.…
Por Que Carrie Ainda é o Melhor Terror Juvenil Já Feito? AA Performance que Humanizou…
Parque Girassol: BH inaugura espaço que une terapia e inclusão para autistas no Parque Municipal…
O Burnout Autístico: Estresse Pós-Traumático afeta habilidades e o Masking no Autismo e A Importância…
A Fachada da Perfeição, psicopatia e sociopatia na história de O Filho Perfeito, de Freida…
A Jornada de Elle Woods no filme “Legalmente Loira" e o O Legado de um…