Educação

TOD – Transtorno Opositor Desafiador

Olá aos Pais e Professores! Vocês lidam com crianças agressivas e que te desafiam a todo tempo? Isso pode ser um sinal de TOD! Mas, o que é isso?

O que é TOD – Transtorno Opositor Desafiador?



O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) (também conhecido como Transtorno Opositor Desafiante ou Transtorno Desafiador Opositivo – TDO) é uma condição psiquiátrica que afeta principalmente crianças e adolescentes. É caracterizado por um padrão persistente de comportamento desafiador, hostil, desobediente e irritável em relação a figuras de autoridade, como pais, professores e outros adultos. Os sintomas do TOD geralmente incluem irritabilidade fácil, desobediência a regras, importunação intencional de outras pessoas, mentiras etc..

Qual é a relação entre o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA)?


A relação entre o TOD e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é complexa. O TOD pode ser uma comorbidade associada ao autismo, ou seja, as duas condições podem aparecer ao mesmo tempo na pessoa. O TOD pode afetar significativamente o comportamento de uma criança ou adolescente com autismo, o que pode comprometer seu desenvolvimento.

Qual é a relação entre o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)?




Quanto à relação entre o TOD e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), é importante notar que o TOD é frequentemente uma comorbidade do TDAH. Isso significa que as duas condições podem ocorrer juntas em uma pessoa. O TOD pode intensificar as características de impulsividade e isolacionismo do TDAH. Além disso, é comum que crianças e adolescentes com TOD apresentem sintomas indicativos de TDAH, como impulsividade e desatenção.

Diagnóstico e tratamento do TOD – Transtorno Opositor Desafiador



É importante ressaltar que o diagnóstico e o tratamento desses transtornos devem ser realizados por profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras. O tratamento pode envolver sessões de psicoterapia e, nos casos mais graves, medicamentos para controlar os sintomas.

Vídeo: TOD – Transtorno Opositor Desafiador

Apresentação

Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista desde 2015. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.

Já a jornalista Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores 2022, na categoria PcD. Além disso, é membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.

Produção

Por sua vez, Ramon de Assis é pesquisador, copywriter, escritor e mercadólogo. Aliás, é um dos colunistas do Blog Mundo Autista no Portal UAI e responsável por alguns textos do canal no YouTube

Mundo Autista

Posts Recentes

A música Firework, de Katy Perry, é um hino budista?

Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…

5 horas atrás

Crítica: Enfeitiçados (2024)

Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…

2 dias atrás

Crítica: A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter

Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…

2 dias atrás

O autismo na série Geek Girl

O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…

4 dias atrás

Crítica: Os Fantasmas Ainda Se Divertem (2024)

Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…

4 dias atrás

Crítica: Ainda Estou Aqui (2024)

Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!