Olá aos Pais e Professores! Vocês lidam com crianças agressivas e que te desafiam a todo tempo? Isso pode ser um sinal de TOD! Mas, o que é isso?
O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) (também conhecido como Transtorno Opositor Desafiante ou Transtorno Desafiador Opositivo – TDO) é uma condição psiquiátrica que afeta principalmente crianças e adolescentes. É caracterizado por um padrão persistente de comportamento desafiador, hostil, desobediente e irritável em relação a figuras de autoridade, como pais, professores e outros adultos. Os sintomas do TOD geralmente incluem irritabilidade fácil, desobediência a regras, importunação intencional de outras pessoas, mentiras etc..
A relação entre o TOD e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é complexa. O TOD pode ser uma comorbidade associada ao autismo, ou seja, as duas condições podem aparecer ao mesmo tempo na pessoa. O TOD pode afetar significativamente o comportamento de uma criança ou adolescente com autismo, o que pode comprometer seu desenvolvimento.
Quanto à relação entre o TOD e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), é importante notar que o TOD é frequentemente uma comorbidade do TDAH. Isso significa que as duas condições podem ocorrer juntas em uma pessoa. O TOD pode intensificar as características de impulsividade e isolacionismo do TDAH. Além disso, é comum que crianças e adolescentes com TOD apresentem sintomas indicativos de TDAH, como impulsividade e desatenção.
É importante ressaltar que o diagnóstico e o tratamento desses transtornos devem ser realizados por profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras. O tratamento pode envolver sessões de psicoterapia e, nos casos mais graves, medicamentos para controlar os sintomas.
Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” desde 2015. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
Já a jornalista Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores 2022, na categoria PcD. Além disso, é membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.
Por sua vez, Ramon de Assis é pesquisador, copywriter, escritor e mercadólogo. Aliás, é um dos colunistas do Blog Mundo Autista no Portal UAI e responsável por alguns textos do canal no YouTube
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…