Olá aos Pais e Professores! Vocês lidam com crianças agressivas e que te desafiam a todo tempo? Isso pode ser um sinal de TOD! Mas, o que é isso?
O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) (também conhecido como Transtorno Opositor Desafiante ou Transtorno Desafiador Opositivo – TDO) é uma condição psiquiátrica que afeta principalmente crianças e adolescentes. É caracterizado por um padrão persistente de comportamento desafiador, hostil, desobediente e irritável em relação a figuras de autoridade, como pais, professores e outros adultos. Os sintomas do TOD geralmente incluem irritabilidade fácil, desobediência a regras, importunação intencional de outras pessoas, mentiras etc..
A relação entre o TOD e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é complexa. O TOD pode ser uma comorbidade associada ao autismo, ou seja, as duas condições podem aparecer ao mesmo tempo na pessoa. O TOD pode afetar significativamente o comportamento de uma criança ou adolescente com autismo, o que pode comprometer seu desenvolvimento.
Quanto à relação entre o TOD e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), é importante notar que o TOD é frequentemente uma comorbidade do TDAH. Isso significa que as duas condições podem ocorrer juntas em uma pessoa. O TOD pode intensificar as características de impulsividade e isolacionismo do TDAH. Além disso, é comum que crianças e adolescentes com TOD apresentem sintomas indicativos de TDAH, como impulsividade e desatenção.
É importante ressaltar que o diagnóstico e o tratamento desses transtornos devem ser realizados por profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras. O tratamento pode envolver sessões de psicoterapia e, nos casos mais graves, medicamentos para controlar os sintomas.
Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” desde 2015. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
Já a jornalista Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores 2022, na categoria PcD. Além disso, é membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.
Por sua vez, Ramon de Assis é pesquisador, copywriter, escritor e mercadólogo. Aliás, é um dos colunistas do Blog Mundo Autista no Portal UAI e responsável por alguns textos do canal no YouTube
Resenha do livro Amar é Relativo, de Sophie Kinsella, por Sophia Mendonça. Obra reconstrói romance…
Qual o tema de Jurado Nº 2, de Clint Eastwood? Nicholas Hoult brilha em drama…
Ressaca Social no Autismo e o mito de "nem parece autista" são tema de episódio…
Em 2013, a síndrome de asperger passou a compor o Transtorno do Espectro do Autismo.…
Silvio mistura uma narrativa frágil de filme policial com alguns toques biográficos sobre o personagem-título.…
O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?