O Mundo Autista

Seu filho acabou de ter o diagnóstico de Autismo

Seu filho acabou de ter o diagnóstico de Autismo. E agora? Veja quais são as terapias mais recomendadas para autistas.

Seu filho acabou de ter o diagnóstico de Autismo. E agora? Veja quais são as terapias mais recomendadas para autistas.

Seu filho acabou de ter o diagnóstico de Autismo. E agora? Veja quais são as terapias mais recomendadas para autistas.

Seu filho acabou de ter o diagnóstico de Autismo. E agora?
Quais são as terapias mais recomendadas?

Sophia traz que no início três tipos de terapia são as mais comuns e recomendadas. De acordo com estudos, elas são: a Terapia Ocupacional, a Fonoaudiologia e a Psicologia.

A terapia ocupacional no tratamento do autismo é uma forma de ajudar as pessoas com esse transtorno a desenvolverem as habilidades necessárias para participarem de atividades cotidianas e alcançarem sua independência funcional. A terapia ocupacional se baseia nas características, necessidades e interesses de cada pessoa com autismo, buscando promover o seu bem-estar físico, mental e social.

Então, fono, TO e Psicólogo: terapias recomendadas para autistas quando filho acabou de ter o diagnóstico de autismo

Em relação a fonoaudiologia, alguns dos benefícios para o Autista são: melhora das habilidades motoras, do processamento sensorial, da autonomia e da vida diária, da comunicação e da interação social. Assim, a fonoaudiologia é uma intervenção individualizada, que respeita as singularidades e as potencialidades de cada pessoa com autismo, visando a sua qualidade de vida e a sua inclusão social.

Já em relação à psicologia, ela traz benefícios como: melhora das habilidades motoras, do processamento sensorial, da autonomia e da vida diária, da comunicação e da interação social. Então, a psicologia é uma intervenção individualizada. Dessa forma, respeita as singularidades e as potencialidades de cada pessoa com autismo, visando a sua qualidade de vida e a sua inclusão social.

Assim, vimos que as terapias mais comuns, visam, principalmente, a inclusão social do Autista.

Vídeo

Sophia Mendonça

Sophia Mendonça é uma jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” desde 2015. É mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.

Ramon de Assis é pesquisador, copywriter, escritor e mercadólogo. É um dos colunistas do Blog Mundo Autista no Portal UAI e responsável por alguns textos do canal no YouTube

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments