O Mundo Autista

Ser Autista e não ser incluído na sociedade do trabalho na vida adulta

Ser Autista e não ser incluído na sociedade do trabalho na vida adulta. Então, você já pensou sobre isso? Sophia e Ramon falam sobre isso.

Ser Autista e não ser incluído na sociedade do trabalho na vida adulta. Então, você já pensou sobre isso? Sophia e Ramon falam sobre isso.

Ser Autista e não ser incluído na sociedade do trabalho na vida adulta. Então, você já pensou sobre isso? Sophia e Ramon falam sobre isso.

Ser Autista e não ser incluído na sociedade do trabalho na vida adulta. Então, você já pensou sobre isso?

Assim, relata que quando adolescente ela tinha receio de que em sua vida adulta não fosse incluída socialmente, na vida adulta. Sobretudo, no mercado de trabalho. Porém, ela percebeu que algumas características da pessoas Autistas que podem ser tidas como prejudiciais, na verdade podem ser benéficas e valorizadas a depender da atividade laboral a ser executada.

Com isso, em seu livro, “Neurodivergentes” (disponível na Amazon), Sophia Mendonça aponta que “não podemos desenvolver um cérebro Autista como seu fosse um cérebro neurotípico e sim ter uma visão da singularidade de cada um”.

Entretanto, a produtividade da pessoa autista no ambiente de trabalho é um tema que vem ganhando cada vez mais atenção. Isso ocorre porque muitas empresas estão reconhecendo o potencial e a importância desses profissionais. Assim, segundo pesquisas de empresas como Catho, Exame etc, as pessoas com autismo podem ter diversas habilidades e aptidões que podem contribuir para o desempenho e a inovação das organizações, como:

  • Capacidade de concentração, foco e atenção aos detalhes;
  • Habilidade para atividades lógicas, matemáticas e analíticas;
  • Disposição para tarefas repetitivas e metódicas, que exigem rotina e padrões;
  • Memória visual e de longo prazo;
  • Criatividade e originalidade.

A inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho é um direito garantido por lei, mas também é um benefício para as empresas, que podem contar com profissionais qualificados, dedicados e comprometidos. Além disso, a inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho é uma forma de promover a diversidade, a igualdade e a cidadania, valorizando as diferenças e o respeito humano.

Vídeo sobre ser autista e incluído na sociedade do trabalho

Sophia Mendonça

Sophia Mendonça é uma jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” desde 2015. É mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.

Ramon de Assis é pesquisador, copywriter, escritor e mercadólogo. É um dos colunistas do Blog Mundo Autista no Portal UAI e responsável por alguns textos do canal no YouTube

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments