Consideramos uma honra e um aprendizado escrever a reportagem do podcast Vozes da Maturidade. Aliás, essa cuidadosa pesquisa é repleta de entrevistas sobre o autismo em idosos. Inclusive, está disponível na penúltima edição da Revista Autismo. Com isso, o texto ganhou vida por meio da edição do jornalista e empresário Francisco Paiva Junior.
Com esse sentimento de dever cumprido, gostaria de dedicar a produção a três pessoas. Primeiro, gostaria de ressaltar a memória de Raquel Romano. Ou seja, a professora universitária que dedicou parte de sua grandiosa obra como pesquisadora em terapia e educação aos autistas idosos. Aliás, ela colaborou como atriz na versão em podcast da publicação. Este documentário está na seleção do Lift-Off Filmmaker Sessions.
Também faço um registo à memória do pai da Suzana Cardoso, uma de nossas fontes. O diagnóstico dele veio aos mais de noventa anos de idade. Inclusive, aqui falamos de um ex-combatente de guerra repleto de histórias encantadoras. E essas narrativas permanecem muito vívidas na memória da filha. Infelizmente, ele faleceu com cerca de um século de vida, enquanto esta obra estava em gestação.
Por fim, esta matéria vai para toda essa geração que teve de ‘se virar’ para criar valores familiares, pessoais e profissionais em um cenário marcado pela invisibilidade e o desconhecimento sobre a própria condição. Ou seja, que desenvolveram grandes feitos mesmo sem uma real compreensão e atuação no que se refere aos intensos desafios comportamentais, sensoriais e sociais que enfrentaram. Assim, na pessoa de minha linda e maravilhosa avó Irene Maria da Silva, dedicamos essa reportagem e esse podcast a todos os autistas idosos.
Resenha do livro Amar é Relativo, de Sophie Kinsella, por Sophia Mendonça. Obra reconstrói romance…
Qual o tema de Jurado Nº 2, de Clint Eastwood? Nicholas Hoult brilha em drama…
Ressaca Social no Autismo e o mito de "nem parece autista" são tema de episódio…
Em 2013, a síndrome de asperger passou a compor o Transtorno do Espectro do Autismo.…
Silvio mistura uma narrativa frágil de filme policial com alguns toques biográficos sobre o personagem-título.…
O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?