Consideramos uma honra e um aprendizado escrever a reportagem do podcast Vozes da Maturidade. Aliás, essa cuidadosa pesquisa é repleta de entrevistas sobre o autismo em idosos. Inclusive, está disponível na penúltima edição da Revista Autismo. Com isso, o texto ganhou vida por meio da edição do jornalista e empresário Francisco Paiva Junior.
Vozes da Maturidade registra homenagem a falecidos
Com esse sentimento de dever cumprido, gostaria de dedicar a produção a três pessoas. Primeiro, gostaria de ressaltar a memória de Raquel Romano. Ou seja, a professora universitária que dedicou parte de sua grandiosa obra como pesquisadora em terapia e educação aos autistas idosos. Aliás, ela colaborou como atriz na versão em podcast da publicação. Este documentário está na seleção do Lift-Off Filmmaker Sessions.
Também faço um registo à memória do pai da Suzana Cardoso, uma de nossas fontes. O diagnóstico dele veio aos mais de noventa anos de idade. Inclusive, aqui falamos de um ex-combatente de guerra repleto de histórias encantadoras. E essas narrativas permanecem muito vívidas na memória da filha. Infelizmente, ele faleceu com cerca de um século de vida, enquanto esta obra estava em gestação.
Podcast Vozes da Maturidade é dedicado aos autistas idosos
Por fim, esta matéria vai para toda essa geração que teve de ‘se virar’ para criar valores familiares, pessoais e profissionais em um cenário marcado pela invisibilidade e o desconhecimento sobre a própria condição. Ou seja, que desenvolveram grandes feitos mesmo sem uma real compreensão e atuação no que se refere aos intensos desafios comportamentais, sensoriais e sociais que enfrentaram. Assim, na pessoa de minha linda e maravilhosa avó Irene Maria da Silva, dedicamos essa reportagem e esse podcast a todos os autistas idosos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.