Os reflexos do diagnóstico tardio do Autismo em adultos são tema de reels do canal Mundo Autista, com Selma Sueli Silva.
O diagnóstico tardio de autismo pode ter um impacto profundo e duradouro na vida de uma pessoa. Afinal, sem o reconhecimento de suas características e necessidades específicas, muitos autistas passam anos se sentindo confusos, inadequados e isolados. Assim, a falta de compreensão sobre si mesmos e o mundo ao seu redor pode levar à internalização de crenças negativas, à supressão de talentos e à perda de oportunidades.
Alguns reflexos do diagnóstico tardio do Autismo
Com isso, ansiedade, depressão e baixa autoestima são comuns em pessoas que lutam para se encaixar em um molde que não lhes serve. A sensação de ser uma “fraude” e a hesitação em compartilhar ideias e criatividade, como expresso pela Selma neste vídeo, podem sufocar o potencial individual e levar a uma “morte em vida”, onde a verdadeira essência da pessoa é silenciada.
O diagnóstico de autismo, porém, pode ser um ponto de virada. Isso porque ele oferece uma chave para a autocompreensão, abrindo portas para o acesso a recursos, suporte e comunidade. Assim, com o conhecimento de suas forças e desafios, os autistas podem desenvolver estratégias para lidar com as dificuldades. Com isso, podem abraçar seus talentos únicos e construir uma vida autêntica.
Vale a pena o diagnóstico de autismo na vida adulta?
O diagnóstico permite que se libertem das expectativas irreais e da pressão para se conformar, abrindo espaço para o crescimento pessoal e a realização. Como a Selma descreve, o renascimento que o diagnóstico proporciona é a oportunidade de se reconectar com a própria essência, reconhecer suas “expertises” e viver uma vida mais plena e significativa.
Vídeo
Apresentação
Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. É membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.
Produção
Por sua vez, Ramon de Assis é pesquisador, copywriter, escritor e mercadólogo. Aliás, é um dos colunistas do Blog Mundo Autista no Portal UAI e responsável por alguns textos do canal no YouTube
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.