Vamos falar sobre a reação dos adultos após o diagnóstico tardio? Observem: aqui, neste espaço do Mundo Autista, é comum recebermos reclamações de autistas adultos recém diagnosticados. Eles reclamam de se sentirem muito julgados depois do diagnóstico. Por exemplo, coisas do tipo: “Mas você não parece autista”. Ou “Se você sobreviveu até aqui, para que precisa do diagnóstico”. Eu, claro, respondo de pronto: “Para viver e não apenas sobreviver.” Além disso, depois do diagnóstico, o autista costuma se sentir largado no mundo. Então, não sabe quais caminhos seguir e ainda tem de lidar com falas capacitistas e preconceituosas.
Portanto, é urgente a discussão sobre o adulto autista. Assim, até hoje, convivemos com mais informações sobre o autismo na infância e adolescência. Desse modo, passou da hora de conhecermos as dificuldades da vida adulta para quem está dentro do espectro. Aliás, o Mundo Autista recomenda a leitura de três livros:
Roda de conversa com Selma Sueli Silva (Mundo Autista D&I), no Dia Mundial do Orgulho Autista. Haverá participações especiais: Sophia Mendonça (Mundo Autista D&I), fala sobre ser Autista na fase adulta. Já Michely Siqueira, advogada e presidente da Comissão sobre os direitos da pessoa autista da OAB/MG, esclarece sobre direitos e deveres do autista depois que ele completa 18 anos.
A entrada: 40 reais. Brinde: um livro meu ou de Sophia
Assunto: E quando eles crescerem? O que posso esperar? Devo evitar o quê? O que preciso fazer? É preciso saber…
Dias e hora: Duas opções, 15 de junho, 5• feira, de 19h00 às 21h00 e domingo, 18 de junho, de 9h00 às 11h00.
Vagas: 12 participantes, no mínimo e no máximo, de 25, por turma, para garantir a riqueza dessa troca.
Atenção: Inscrição e pagamento: até o dia 11 de junho.
Pix da Selma para garantir sua vaga: 31 988966412
Local: Espaço Arte e Flor.
1. Para a mãe de filhos pequenos e adolescentes que desejar, teremos uma arte terapeuta para atividades com eles. Quem quiser contribuir para este momento, poderá doar mais 10 reais. Portanto, a contribuição é opcional. Contudo, é preciso confirmar a participação do filho ou filha, para a programação com a arte terapeuta. O local do encontro é uma casa com espaços separados.
2. A consumação na cafeteria ou até no almoço, no domingo, será por conta de cada um.
3. Você receberá a programação assim que se inscrever. O comprovante do PIX e os dados da pessoa inscrita enviados para o número (31) 9 8896 6412, será a confirmação da inscrição.
Vagas limitadas. Confirmação até dia 11 de junho.
Acessibilidades para uma explosão sensorial no autismo e o Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) são…
Sophia Mendonça e o Budismo: “Buda é aquele que consegue suportar” e mesmo o inferno…
Crítica de cinema sem lacração, Sophia Mendonça lança newsletter no Substack. De volta às raízes,…
Conto infantil é metáfora para o autismo? Youtuber e escritora Sophia Mendonça lança contação de…
Nunca Fui Beijada é bom? Drew Barrymore é a alma cintilante de clássico das comédias…
Pensamento lógico e o autismo. O que isso significa? Tenho considerado o peso da ponderação…