Vamos falar sobre a reação dos adultos após o diagnóstico tardio? Observem: aqui, neste espaço do Mundo Autista, é comum recebermos reclamações de autistas adultos recém diagnosticados. Eles reclamam de se sentirem muito julgados depois do diagnóstico. Por exemplo, coisas do tipo: “Mas você não parece autista”. Ou “Se você sobreviveu até aqui, para que precisa do diagnóstico”. Eu, claro, respondo de pronto: “Para viver e não apenas sobreviver.” Além disso, depois do diagnóstico, o autista costuma se sentir largado no mundo. Então, não sabe quais caminhos seguir e ainda tem de lidar com falas capacitistas e preconceituosas.
Portanto, é urgente a discussão sobre o adulto autista. Assim, até hoje, convivemos com mais informações sobre o autismo na infância e adolescência. Desse modo, passou da hora de conhecermos as dificuldades da vida adulta para quem está dentro do espectro. Aliás, o Mundo Autista recomenda a leitura de três livros:
Roda de conversa com Selma Sueli Silva (Mundo Autista D&I), no Dia Mundial do Orgulho Autista. Haverá participações especiais: Sophia Mendonça (Mundo Autista D&I), fala sobre ser Autista na fase adulta. Já Michely Siqueira, advogada e presidente da Comissão sobre os direitos da pessoa autista da OAB/MG, esclarece sobre direitos e deveres do autista depois que ele completa 18 anos.
A entrada: 40 reais. Brinde: um livro meu ou de Sophia
Assunto: E quando eles crescerem? O que posso esperar? Devo evitar o quê? O que preciso fazer? É preciso saber…
Dias e hora: Duas opções, 15 de junho, 5• feira, de 19h00 às 21h00 e domingo, 18 de junho, de 9h00 às 11h00.
Vagas: 12 participantes, no mínimo e no máximo, de 25, por turma, para garantir a riqueza dessa troca.
Atenção: Inscrição e pagamento: até o dia 11 de junho.
Pix da Selma para garantir sua vaga: 31 988966412
Local: Espaço Arte e Flor.
1. Para a mãe de filhos pequenos e adolescentes que desejar, teremos uma arte terapeuta para atividades com eles. Quem quiser contribuir para este momento, poderá doar mais 10 reais. Portanto, a contribuição é opcional. Contudo, é preciso confirmar a participação do filho ou filha, para a programação com a arte terapeuta. O local do encontro é uma casa com espaços separados.
2. A consumação na cafeteria ou até no almoço, no domingo, será por conta de cada um.
3. Você receberá a programação assim que se inscrever. O comprovante do PIX e os dados da pessoa inscrita enviados para o número (31) 9 8896 6412, será a confirmação da inscrição.
Vagas limitadas. Confirmação até dia 11 de junho.
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…