Arte e entretenimento

Primeiras Impressões: Beleza Fatal

Eu e minha mãe estávamos ansiosas para conferir Beleza Fatal. Esta é a primeira novela brasileira a estrear na Max. A obra também marca a estreia no gênero do sempre genial Raphael Montes, com quem tivemos a honra de dialogar no ano passado.

Beleza Fatal, de Raphael Montes: a primeira novela brasileira na Max é divertida e folhetinesca

O escritor é um talento notável para o drama e o suspense. Prova disso é o currículo impecável do autor de 34 anos. Seu portfólio inclui obras como “Bom Dia, Verônica”, “Uma Família Feliz” e o vencedor do Jabuti, “Uma Mulher no Escuro”. Hoje, logo que acordei, fomos assistir ao primeiro capítulo. Eu, que não tenho o mesmo fôlego que mamãe para maratonas, lamentei ter que trabalhar e não poder assistir o próximo de uma vez. 

É que Beleza Fatal tem todos os ingredientes de uma novela envolvente. Isso inclui desde atores renomados vivendo tipos marcantes até uma vilã que, interpretada por Camila Pitanga, consegue ser tão odiosa quanto divertida. Sem contar que a trama, que envolve cirurgias plásticas, consegue satirizar as diferenças de classe ao mesmo tempo em que não se envergonha de sua natureza simples e caricata. Dessa forma, Montes mistura arquétipos históricos de novelas com algumas reflexões mais contemporâneas.

A abordagem da medicina na novela Beleza Fatal, de Raphael Montes

As frases da vilã, o jeitão “Robin Hood” da co-protagonista vivida por Giovanna Antonelli e a excessiva doçura da personagem de Vanessa Giácomo se unem a uma abordagem cruel do mundo dos médicos. Afinal, os cirurgiões vividos por Caio Blat e Marcelo Serrado estão muito mais preocupados em manter os próprios luxos e caprichos do que com a vida das pacientes. Assim, se preocupam mais em lucrar do que em uma avaliação coerente se um procedimento é necessário.

Torço para que isso seja ainda mais explorado, pois me lembrou muito a comunidade do autismo, em que interesses privados dos médicos se sobrepõem à preocupação com os pacientes. Tudo revestido pela autoridade de quem afirma ter a ciência ao seu lado. Nesse ponto, Raphael Montes também é crítico ao mostrar que, muito desse poder é uma fachada, é uma ilusão, o que fica evidente pelo papel de Camila Pitanga.

Acesse o catálogo de minhas críticas de cinema no meu perfil no Letterboxd

Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Sophia Mendonça é jornalista, professora universitária e escritora. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Ela também ministrou aulas de “Tópicos em Produção de Texto: Crítica de Cinema “na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), junto ao professor Nísio Teixeira. Além disso, Sophia dá aulas de “Literatura Brasileira Contemporânea “na Universidade Federal de Pelotas (UfPel), com ênfase em neurodiversidade e questões de gênero.

Atualmente, Sophia é youtuber do canal “Mundo Autista”, crítica de cinema no “Portal UAI” e repórter da “Revista Autismo“. Aliás, ela atua como criadora de conteúdo desde 2009, quando estreou como crítica de cinema, colaborando com o site Cineplayers!. Também, é formada nos cursos “Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica” (2020) e “A Arte do FIlme” (2018), do professor Pablo Villaça.

Mundo Autista

Ver Comentários

Posts Recentes

Resenha: O Filho Perfeito (Freida McFadden)

A Fachada da Perfeição, psicopatia e sociopatia na história de O Filho Perfeito, de Freida…

10 horas atrás

Legalmente Loira: Uma Análise sobre Identidade e Sororidade

A Jornada de Elle Woods no filme “Legalmente Loira" e o O Legado de um…

12 horas atrás

Sex and the City: O Experimento Antropológico da 1ª Temporada

Sex and the City: O Experimento Antropológico da 1ª Temporada. O Quarteto Fantástico de Sex…

1 dia atrás

O Diferencial Feminino no Humor “Besteirol” em “Tudo Para Ficar com Ele”

O Diferencial Feminino no Humor "Besteirol" e o O Olhar da Socialização Feminina no filme…

3 dias atrás

O Futuro do Canal Mundo Autista

Menos Ativismo, Mais Autenticidade: O Futuro do Canal Mundo Autista e O Lado Obscuro da…

3 dias atrás

Como Lido com a Sobrecarga Sensorial no Autismo

Respirar, Andar e Silenciar: Como Lido com a Sobrecarga Sensorial no Autismo e A Importância…

4 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!