Blog

PcD, seu lugar é onde você quer e deseja estar

Pcd, seu lugar é onde você quer e deseja estar. Assim como qualquer outro cidadão. Essa ideia de tentar escalonar seres humanos por ordem de ‘corpos sãos’, ‘mentes sãs’, cidadão de maior ou menor grandeza é coisa tão antipática quanto antiquada. Mesmo que um vereador tenha esnobado mensagens de apoio a autistas (inclusive a atriz Letícia Sabatella), em discurso na Câmara Municipal de Jucás, no interior do Ceará.

A declaração do tal Eúde Lucas (PDT), presidente da Câmara de que era autista e o pai dele tirou o autismo na chibata fala muito dele, de sua baixa qualidade humana. Mas não diz nada sobre as pessoas que estão dentro do TEA – transtorno do espectro do autismo.

Dia 21 de setembro dia da PcD

O dia foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. Eu confesso que só consegui escrever sobre a data agora, perto da meia noite. É muita coisa engasgada na garganta.

Há poucos dias, o filho da atriz Elizabeth Savala revelou que foi diagnosticado autista, aos 47 anos. Ele disse que resolver falar logo após do diagnóstico de Letícia Sabatella. Afinal, PcD (pessoa com deficiência, seu lugar é onde você quer e deseja estar. Aliás, o filho de Elizabeth Savala, Thiago, explicou que “Ser neurodivergente não é impeditivo para nada, é apenas uma forma diferente, não pior ou melhor de ser”.

Elizabeth Savala e o filho Thiago Picchi – Foto retirada do portal Terra

Preconceito travestido de Inclusão para pcds

Um exemplo de que de boa intenção o inferno está cheio

é a declaração da coordenadora pedagógica Suely Martinez do Rosário. Ela diz: ‘Apae não alfabetiza’, diz coordenadora de filial que segrega alunos, apesar da lei garantir educação inclusiva. Cerca de 66% dos alunos com deficiência matriculados em classes especiais estão na Apae. A orientação do MEC é que 100% estejam em salas comuns.

PcD, seu lugar é onde você quer e deseja estar

Dessa maneira, se o Ministério da Educação e Cultura quer, se as famílias desejam e se as pessoas com deficiência lutam por isso, fica claro para todos nós: Para comemorar, com seriedade, o Dia da Pessoa com deficiência é preciso garantir a mudança urgente dessas estatísticas excludentes. Elas teimam em expor a segregação seres humanos. Assim, acreditar no potencial e na contribuição de cada um é investir também, no aumento de nosso PIB – Produto Interno Bruto.

Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. É membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.

Mundo Autista

Posts Recentes

A música Firework, de Katy Perry, é um hino budista?

Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…

4 horas atrás

Crítica: Enfeitiçados (2024)

Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…

2 dias atrás

Crítica: A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter

Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…

2 dias atrás

O autismo na série Geek Girl

O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…

4 dias atrás

Crítica: Os Fantasmas Ainda Se Divertem (2024)

Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…

4 dias atrás

Crítica: Ainda Estou Aqui (2024)

Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…

7 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!