A jornalista, professora universitária e escritora Sophia Mendonça (youtuber do canal Mundo Autista) esteve no Centro Universidade Una, no campus de Betim, nesta quarta-feira (19) para ministrar uma palestra sobre “Autismo, Gênero e Sexualidade: descobrindo identidades e relações saudáveis”. Assim, a apresentação trouxe análises de um compilado de estudos científicos, exemplos de vivências pessoais e de estudos de caso.
Em seu Instagram, Sophia escreveu: “Senti-me honrada pelo convite da docente de Psicologia Isabella D’Avila para retornar às salas de aula do Grupo Ânima, agora como professora, e ministrar uma palestra sobre Autismo, Gênero e Sexualidade. Foi maravilhoso ver aquela sala enorme de Metodologias Atípicas lotada com uma plateia de estudantes de cursos diversos, de Pedagogia a Engenharia, passando por Medicina Veterinária, todos muito interessados e genuinamente abertos ao aprendizado e à troca de experiências e conhecimento.
É nisso que eu acredito, no poder do diálogo e das interações. Assim, preparei uma apresentação que mesclava embasamento científico com estudos de caso e vivências pessoais Dessa forma, pude tocar em temas polêmicos e relacioná-los com o cotidiano de mediadores em sala de aula, por exemplo. Uma aluna chegou a dizer: “Isso também me fez repensar a minha postura como mãe”, o que me tocou profundamente.
Ao final, falas de Selma Sueli Silva e de Isabella D’avila cortaram a discussão de uma maneira muito produtiva. Além disso, foi maravilhoso conhecer o professor Welder, de quem já sou grande admiradora, assim como já era da professora Isabella.”
Com isso, após uma introdução técnica sobre autismo e também acerca do paradigma da neurodiversidade, a palestra de Sophia Mendonça se aprofundou em quatro eixos centrais. Ou seja: características do autismo no feminino; achados de pesquisa sobre autismo, sexualidade e relacionamentos amorosos; conceitos pertinentes a sexo e genero e a interseccionalidade entre as populações a autista e LGBTQIAPN+.
Cada um desses pontos trazia um compilado dos estudos temáticos realizados pela pesquisadora em universidades federais. Além disso, apresentou de exemplos midiáticos e literários a reflexões sobre as próprias experiências de Sophia. Aliás, ela é uma mulher trans e autista operada na cirurgia de redesignação social.
E ao finalizar a fala, Sophia fez seus apontamentos rumo à acessibilidade amorosa para autistas. Dessa forma, ela destacou a importância de estudos sobre o tema da violência médica. Isso, no que se refere à relação entre autistas e a própria sexualidade e identidade de gênero.
Sophia também compartilhou experiências íntimas que atravessaram a sua vivência como mulher autista. Ou seja, ela abordou desde relacionamentos tóxicos ao abuso sexual que sofreu um ano após a cirurgia de redesignação sexual. E afirmou que “amor e violência não combinam”.
Depois disso, o evento contou com falas de Selma Sueli Silva (co-apresentadora do Mundo Autista) e a professora de Psicologia Isabella D’Avila (Centro Universitário Una), diálogos com a plateia e lançamento dos livros de Sophia e Selma. Assim, Selma relacionou os apontamentos de Sophia às experiências e aprendizado sobre inclusão escolar. Isabella, por sua vez, destacou a relevância daquele conteúdo para todas as profissões que de algum modo trabalham com relacionamentos humanos.
Em seu Instagram, Selma comentou: “Ontem, assisti à palestra “Autismo, Gênero e Sexualidade” de Sophia Mendonça, na Una de Betim, para alunos de Pedagogia, Psicólogos e outros, convidada da professora Isabela D’Ávilla. Foi uma noite de muito aprendizado, onde conteúdo técnico e vivência prática trouxeram para nosso universo assunto tão denso quanto instigante. Obrigada pela aula, Sophia. E ainda conheci o professor Welder, pessoa maravilhosa. Valeu!”
Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” e repórter da “Revista Autismo“. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…