Primeiramente, vamos apresentar Fabiana Vargas Ferreira. Ela é dentista. Assim que ela passou no concurso, em 2017, ela veio para a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Mas foi em 2019, que Dra. Fabiana iniciou o projeto de extensão que hoje tem o nome de “Abordagem Multidisciplinar para Indivíduos com Transtorno de Espectro Autista”. Assim, o objetivo é que professores e alunos atendam autistas, de graça.
Desse modo, o projeto é voltado para saúde bucal com atenção e assistência. Aliás, tudo isso, com livre demanda e gratuito. Por isso, a realização é da Faculdade de Odontologia. A dentista explica que tem um sobrinho no TEA, transtorno do espectro do autismo. Entretanto, o diagnóstico foi tardio. Assim, ele ainda apresenta limitações sociais. Mas é muito inteligente e focado no que gosta.
Entretanto, com a pandemia, veio a reformulação de todo o projeto. Como resultado, alunos e os professores da Faculdade de Odontologia e Terapia Ocupacional adequaram as atividades. Fabiana, Rosa Núbia Vieira de Moura e Lia Castilho são docentes da Faculdade de Odonto. Contudo, outras faculdades estão incluídas no projeto. Por exemplo, a docente da Terapia Ocupacional, Ana Amélia Cardoso e a professora voluntária, Fernanda Vargas Ferreira, da Fisioterapia da UNIMPAMPA, no Rio grande do Sul.
Dessa forma, o projeto criou página para divulgação no Instagram. Assim, podem ofertar materiais dentro de uma abordagem multidisciplinar. Entretanto, a previsão de retomada de atendimento presencial é a partir de março ou abril de 2022.
Dra. Fabiana cursa especialização em TEA, pela UFMG, para entender mais sobre o espectro. Então, neste semestre, o estágio dela é realizado no projeto Arte e Diferença, também da UFMG. Assim, nasceu a ideia de uma oficina voltada aos cui dadores de pessoas que estão dentro do TEA. O tema definido é a saúde bucal. Participação gratuita e on line.
A oficina vai esclarecer sobre o uso de calendários para registro de atividades relativas à saúde da boca. Além disso, serão apresentados vídeos de como confeccionar boca com ‘dentes’, fantoches e vídeo de suporte visual.
A inscrição é feita no instagram Arte e Diferença como parte de 4 semanas de atividades com assuntos diversos. A oficina sobre a saúde bucal será às 19h, no dia 22 de novembro. Os materiais da oficina foram confeccionados pelos alunos. Serão ensinadas ferramentas eficientes como um afastador que facilita a escovação para quem tem dificuldade de abertura de boca, por exemplo.
Os professores e alunos envolvidos na oficina desejam facilitar a inclusão. Afinal, eles consideram o papel dos cuidadores e responsáveis pelos autistas, muito mais que fundamental. Eles acreditam que podem partilhar experiências e, sobretudo, valorizar todas as áreas e saberes.
1) Saúde Bucal:
Falar sobre saúde bucal de forma leve e divertida, com foco nos desafios do cuidado a pessoa com Transtorno do Espectro Autista e propiciar a instrumentalização dos cuidadores/familiares/responsáveis ou interessados na temática usando tecnologias assistivas.
Dia: 22-11-2021
Horário: 19h às 20h
Condutora: Fabiana Vargas Ferreira
Convidadas: Docentes e discentes do Projeto de Extensão “Abordagem Multidisciplinar de Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista” ofertado pela FAO/UFMG (Fabiana Vargas Ferreira – Odontologia, Lia Silva de Castilho – Odontologia, Julia Rodrigues Andrade – Odontologia, Juliana de Miranda Carrer – Odontologia, Danielle Cristine
Gonçalves Silva – Terapia Ocupacional, Laura Beatriz De Jesus Souza – Psicologia, Laura Gismonti De Araújo Gaudêncio – Odontologia).
Confira a divulgação feita pela UFMG, neste link:
https://ufmg.br/comunicacao/noticias/semana-do-conhecimento-da-ufmg-traz-oficina-de-saude-bucal
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…