O que os leitores estão falando de Você não é mais aquele garoto? Comentários do primeiro dia de vendas na Amazon.
O novo livro de Sophia Mendonça vem sendo aclamado pelos primeiros leitores dele. Isso acontece nas primeiras horas após o lançamento. Aliás, Você não é mais aquele garoto narra a jornada de um rapaz autista rumo ao autoconhecimento e à busca por amizades. Então, o livro tem autoria de Sophia Mendonça, de Danielle, asperger (2016). Assim, concorre ao Prêmio Amazon de Literatura Jovem 2024.
Por sinal, as primeiras análises da obra, extraídas do site da Amazon, foram extremamente positivas. Afinal, todos os três usuários que avaliaram nas primeiras obras após o lançamento conferiram ao romance uma nota de cinco estrelas dentre cinco possíveis.
A usuária Ana Rodrigues, autora de uma das resenhas, definiu o livro como “adorável”. Ela elogiou a criação densa do protagonista. E observou: “Como todo adolescente, Lúcio vive conflitos emocionais e existenciais que só quem passou pela adolescência entende, não são nada fáceis. Somado a essa fase, estar no espectro autista adiciona uma dose extra de desafios. Com um texto fluido e verdadeiro, Sophia Mendonça nos apresenta um mundo intenso, cheio de camadas sobre a vida e a identidade de cada um o que torna esse pacote literário adorável. Outro cliente da Amazon elogiou a sensibilidade da narrativa. “O personagem é muito sensível e não tem medo de falar dos seus sentimentos, inclusive os feios
“, comentou.Dessa forma, Você não é mais aquele garoto é o quarto livro de ficção dentre a prolífica obra de Sophia Mendonça. Aliás, ela é a autora do clássico chick-lit autista “Danielle, asperger” (2016), uma das primeiras produções nacionais a ter uma protagonista com essa identificação.
Sophia Mendonça também assinou os romances “Entre Fadas e Bruxos” (2019) e “Nem Tudo é o que Parece!” (2024). Além disso, é autora dos contos “Ana e a Irmã” (2018), que integra a coletânia “Dez Anos Depois”, e “A fada mais sem graça de Todas” (2024).
Uma amostra do livro está disponível nesse link e a obra na íntegra pode ser lida aqui.
Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” e é colunista da “Revista Autismo/Canal Autismo“ e do “Portal UAI“. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
Acessibilidades para uma explosão sensorial no autismo e o Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) são…
Sophia Mendonça e o Budismo: “Buda é aquele que consegue suportar” e mesmo o inferno…
Conto infantil é metáfora para o autismo? Youtuber e escritora Sophia Mendonça lança contação de…
Nunca Fui Beijada é bom? Drew Barrymore é a alma cintilante de clássico das comédias…
Pensamento lógico e o autismo. O que isso significa? Tenho considerado o peso da ponderação…
A perspectiva feminina no complexo terror juvenil Garota Infernal, escerito por Diablo Cody e com…