O compromisso com os autistas de nossa comunidade - O Mundo Autista
O Mundo Autista

O compromisso com os autistas de nossa comunidade

Compromisso com os autistas. Foto do encontro na Praça da Assembleia BH/MG

‘Encontro de Confraternização dos Autistas, Familiares e Amigos’ na Praça da Assembleia Legislativa de Minas, no dia 6 de abril, com atrações divertidas, serviços de apoio à comunidade autista, além de momentos de acolhimento e troca de experiências e informações. Foto: acervo CADDA/MG

No dia 02 de abril, Dia Mundial do Autismo, completaram 9 meses que cheguei à cidade de Pelotas. Assim, eu e minha menina, Sophia Mendonça, doutoranda pela UFPel – Universidade Federal de Pelotas, temos muita gratidão pelo acolhimento que essa cidade nos deu. Entretanto, no Mês da Conscientização sobre o Autismo percebi que nem todas as cidades, Brasil afora, estão preparadas para acolher as famílias das pessoas dentro do Transtorno Espectro do Autismo – TEA. Bem como as crianças e pessoas autistas.

Belo Horizonte faz bonito com a união entre o poder público, as associações e a comunidade

Observem, O Mundo Autista – Diversidade & Inclusão é ligado à Comissão das associações de defesa dos direitos dos autistas – MG, CADDA – MG. Desse modo, acompanhei, mesmo à distância, o movimento realizado pela CADDA. A entidade organizou, junto com as Associações, Órgãos Públicos e Entidades ligadas à causa das pessoas autistas, ampla programação para a celebração do Dia Mundial do Autismo em Minas Gerais. Aliás, a campanha tem como tema: Autismo: Informação gera empatia, empatia gera respeito.

É importante saber que o movimento pela causa do autismo promove a inclusão para minimizar as barreiras existentes em todos os espaços sociais. Vale dizer que isso inclui a saúde, a educação, o trabalho, o lazer, a assistência social, o esporte e a cultura. Então, em 2025, a ONU – Organização das Nações Unidas propõe a “Renovação do nosso compromisso de criar um mundo novo. Neste mundo, nenhuma pessoa com autismo seja deixada para trás. Em outras palavras, a ONU alerta para a adoção de legislações e políticas públicas. Elas é que garantem a igualdade e promovem a plena participação das pessoas com autismo na sociedade.

Dessa maneira, no domingo, dia 6 de abril, foi a vez do ‘Encontro de Confraternização dos Autistas, Familiares e Amigos’. O evento aconteceu na Praça da Assembleia Legislativa de Minas. Por exemplo, atrações divertidas, serviços de apoio a comunidade autista além de momentos de acolhimento e troca de experiências e informações foram destaque no encontro. Além disso, houve apresentações culturais e de lazer realizadas pelos artistas autistas e pessoas ligadas a esse universo neurodivergente. Vale destacar: o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Rotary Club, a Polícia entre outros estavam presentes.

Fotos do Evento – acervo da CADDA/MG

Dessa maneira, a campanha do abril 2025 conta com diversas atividades durante todo o mês, tanto presenciais como on-line. Então, a programação tem a participação de pessoas autistas, seus familiares, associações, entidades públicas e privadas e profissionais ligados à área. Confira em @cadda.mg e Facebook: TEABH.MG

O compromisso com a comunidade dos autistas

É preciso que as cidades brasileiras despertem para a necessidade de sistemas de saúde e educação inclusivos, ambientes de trabalho e design urbano – para garantir que as pessoas autistas tenham oportunidades iguais para prosperar”. (António Guterres, secretário-geral da ONU, 02 de abril de 2025).

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) compromete a comunicação, a socialização e o comportamento. Por ser espectro, ele possui uma grande variedade de manifestações e gravidade, incluindo pessoas verbais e não verbais. Contudo, o preconceito ainda é a maior dificuldade. Atualmente, sabemos que com o diagnóstico precoce facilita a aplicação de estímulos por meio de terapias adequadas. Assim, essas pessoas e suas famílias podem ter qualidade de vida e, dessa forma, viverem de maneira plena em qualquer lugar de sua escolha.

Pelotas e outras cidades no compromisso com os autistas

No Instagran da Prefeitura de Pelotas publicou a seguinte mensagem no dia 02 de abril, de 2025:

💙 2 de Abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo 💙 Em Pelotas, acreditamos que inclusão se faz com respeito, conhecimento e oportunidades para todos! Hoje, reforçamos nosso compromisso com 1,2 mil estudantes autistas, que contam com 50 salas de Atendimento Educacional Especializado e o apoio de 95 professores capacitados para garantir uma educação mais acessível e acolhedora. Além disso, o CAPTA busca garantir o acesso e permanência dos alunos com deficiências e altas habilidades, coordenando e orientando ações tecno pedagógicas junto à mantenedora e instituições de ensino no sistema municipal. A conscientização é o primeiro passo para uma sociedade mais inclusiva. Vamos juntos construir um futuro com mais empatia, respeito e acessibilidade!

Entretanto, em seguida, comentários de várias famílias denunciavam:

… pais precisam entrar na justiça pra conseguir o mínimo pelos filhos, implorar na justiça por um professor auxiliar e mesmo assim ainda muitos são negados. Investimento zero em programas de ajuda a famílias, clínicas sem profissionais.

No dia 2 de abril, a Câmara Municipal de Pelotas realizou Audiência Pública, para debater a ampliação da rede de atendimento para pessoas dentro do TEA. Eliane Bitencourt, mãe atípica e Presidente da Amparho, (associação que reúne pais em mães de autistas), enfatizou que a associação apontou há 10 anos o aumento de diagnósticos de pessoas no Espectro. Ou seja, a crescente dificuldade de atendimento e da cidade se manter atualizada com as demandas da comunidade e, também, de pensar e viabilizar soluções assertivas e inovadoras para as pessoas autistas e as famílias.

A cidade de Pelotas, em todos os segmentos, pode seguir o exemplo da cidade de Belo Horizonte. Afinal, a população de Pelotas é cerca de 7 vezes menor que a população da capital mineira.

Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. É membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments