No Dia do Orgulho Autista, conheça e entenda. Esse é um dia muito importante para todos nós do Mundo Autista – Diversidade & Inclusão. Então, com esse pensamento, eu e Sophia Mendonça elaboramos a Roda de Conversa para discutir sobre o adulto autista. As famílias estão preparadas para essa mudança? Ou continuam tratando os filhos como se fossem anjos e, assim, retardando sua maturidade? Quais os desafios para preparar o filho para enfrentar a fase adulta? Como fica a relação mãe e filho nesta fase? E como é a vida do adulto autista com diagnóstico tardio?
Para que o evento fosse rico na partilha de conhecimentos e, também, no acolhimento definimos um grupo de 12 a 25 pessoas. Desse modo, o lugar foi pensado para o acolhimento e como forma de conservar o clima de um domingo em família. Assim, escolhemos o espaço ArteFlor, na Rua Alumínio, 115, Serra. Lá quem quisesse tomar o café da manhã e, posteriormente, almoçar, poderia fazê-lo.
A advogada Michely Siqueira, Presidente da Comissão PCD, Conselheira Seccional OAB/MG, Defensora das pessoas com deficiência, autistas, doenças raras e em vulnerabilidade social, ficou responsável pelas informações sobre as implicações civis e criminais para o adulto autista, maior de idade.
Sophia Mendonça, desenvolvedora e Mestre em Comunicação destacou três pontos de sua passagem para a fase adulta: Mercado de Trabalho, Relacionamentos Amorosos e Família. Então, foi a minha vez. Eu falei sobre a visão da mãe desse processo e de como eu vivi e vivo esse momento de interação com uma filha autista e adulta.
A artista plástica Luíza Xavier foi a responsável pelo momento lúdico que além do acolhimento, nos trouxe muitas reflexões. Assim, logo após, tivemos o momento rico de perguntas e respostas.
Como está no instagran da dra. Michely:
“A neurodiversidade é uma visão que reconhece e celebra a diversidade natural do funcionamento cerebral humano. Existem diferentes formas de processar informações e interagir com o mundo, indo além do chamado “padrão”.
A presença e a troca com mães e pai de pessoas autistas, autistas adultos e profissionais da área da educação e saúde nos aqueceu o coração e a coragem. Nós, do Mundo Autista já estamos pensando em levar outras informações confiáveis e a troca de conhecimentos e vivências que nos sustentem na construção de aprendizados efetivos e afetivos. Aguardem!
Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. É membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…
Ver Comentários
Que momento maravilhoso!! Quero participar