O canal do YouTube Mundo Autista venceu a categoria PcD 5ª edição do Prêmio Microinfluenciadores Digitais pelos votos popular e técnico. Este prêmio de influenciadores digitais é uma iniciativa do Centro de Estudos da Comunicação e da Plataforma Negócios da Comunicação. Assim, as influenciadoras Sophia Mendonça & Selma Sueli Silva receberam o prêmio. Afinal, são elas as idealizadoras e apresentadoras do Mundo Autista.
O Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023 aconteceu em duas etapas. Na primeira fase, houve a selaeção dos seis mais relevantes micro influenciadores digitais das 26 categorias. Ou seja, três do Instagram e três do YouTube.
A metodologia escolhida foi o Escore, da Plataforma Influencers. O Air Score avalia o nível de engajamento com notas que variam de zero até 1000. Essa métrica recebe atualização diária. Além disso, calcula todas as variáveis até gerar uma nota final. Portanto, entre as variáveis estão tamanho de base e quantidade de posts. Além disso, também computa a qualidade das interações recebidas e relevância do cluster que participa.
Já na segunda etapa, o público escolheu os três melhores entre os seis mais relevantes, por categoria, para cada grupo. Os três premiados, por categoria, receberam um troféu de reconhecimento.
Por trás do canal, Sophia Mendonça
é uma youtuber, podcaster, escritora e pesquisadora brasileira. Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.Já Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I. Além disso, ela é escritora e radialista. Selma é pós-graduada em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG). Com isso, atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+.
Por sinal, Sophia dedicou o prêmio a três grupos de pessoas em particular. Ou seja, às mulheres fora da norma, aos autistas que seguem mesmo com humilhações e às mães, que concretizam grandes feitos com ou pelos filhos. Veja o discurso:
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…