Apagamento de mulheres autistas é o segundo episódio da segunda temporada do podcast Mundo Autista D&I. Ele traz uma entrevista de Selma Sueli Silva & Sophia Mendonça com a pesquisadora e professora da Universidade Federal do Maranhão, Gisa Carvalho. Dessa forma, aborda o apagamento histórico de mulheres autistas.
O episódio reflete sobre como, na medida em que houve pouco estudo sobre o autismo na mulher, questões relevantes ficaram de fora dos achados científicos. “Exemplos disso são os impactos das variações hormonais femininas na medicação e a cobrança cultural por uma socialização diferente das mulheres. Assim, chegamos a estatísticas esquisitas de que havia dez homens para cada mulher autista. Porém, essa discrepância foi diminuindo até chegar na proporção de quatro homens para cada mulher autista, que é constantemente repetida como se fosse um fato imutável”, reflete Sophia Mendonça.
Já Gisa Carvalho pondera que o subdiagnóstico de mulheres autistas é também uma questão social. “Essa reflexão tem a ver com o modo como as narrativas, inclusive muito associadas à saúde, constroem imagens e estereótipos que reverberam socialmente. Então, quando a gente fala em apagamentos na história, a gente fala disso. Afinal, toda narrativa, toda história que é contada, tem um lado. Isso porque ninguém dá conta da história completa. Ou seja, a História absoluta, que reflita todos os lados de um acontecimento. Então, as histórias sempre vão ser recortes”, analisa a pesquisadora.
O Mundo Autista D&I é um programa criado e apresentado por Sophia Mendonça com a mãe Selma Sueli Silva, que também é autista. Juntas, elas mantém o canal protagonizado por autistas mais antigo em atividade no YouTube brasileiro.
Resenha do livro Amar é Relativo, de Sophie Kinsella, por Sophia Mendonça. Obra reconstrói romance…
Qual o tema de Jurado Nº 2, de Clint Eastwood? Nicholas Hoult brilha em drama…
Ressaca Social no Autismo e o mito de "nem parece autista" são tema de episódio…
Em 2013, a síndrome de asperger passou a compor o Transtorno do Espectro do Autismo.…
Silvio mistura uma narrativa frágil de filme policial com alguns toques biográficos sobre o personagem-título.…
O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?