Como é a morte e luto no autismo? Este é o mote do último episódio do Mundo Autista, programa disponível no YouTube. Assim, a apresentadora Selma Sueli Silva reflete sobre a empatia em autistas. Afinal, ela teve o diagnóstico de autismo adulta.
Neste vídeo, Selma afiança que não é porque uma pessoa autista não demonstra o sentimento de maneira perceptível, que ele não sinta saudade. No decorrer do episódio, aliás, ela se aprofunda no que acontece com o cérebro autista quando se encontra com a morte e o luto.
Dessa forma, o episódio explora as vivências da youtuber. Isso porque ela perdeu o namorado neste ano. Assim, Selma expande a discussão para o comportamento que autistas costumam apresentar em situações como essa.
É que, para Selma Sueli, a pessoa autista tende a lidar com a morte de maneira pragmática. Afinal, este é um evento que faz parte da vida e ocorre com todos. O que varia é com qual idade e contexto da morte. Essas varáveis é que podem trazer sofrimento, quando acontecem fora do sequencia natural de nascimento, adoecimento, envelhecimento e morte.
No Mundo Autista, Sophia Mendonça e Selma Sueli Silva discorrem sobre o que acontece com pessoas autistas nas diversas situações. Elas são mãe e filha, ambas autistas. Inclusive, Selma é criadora de conteúdo e escritora. Além disso, é empreendedora e radialista.
Então, Selma reflete sobre as experiências das pessoas autistas e seus impactos ao longo da vida. O Mundo Autista, por sinal, é o canal mais antigo protagonizado por autistas no YouTube brasileiro. Aliás, a temporada de 2022 também aborda temas como hiperfoco e Transtorno do Processamento Sensorial (TPS).
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…