O livro "Minha vida de trás para frente: a jornalista que se descobriu autista", da talentosa Sescritora autista Selma Sueli Silva;
O livro “Minha vida de trás para frente: a jornalista que se descobriu autista“, da talentosa Selma Sueli Silva, nos convida a uma imersão profunda e pessoal em uma jornada de autoconhecimento singular. Mais do que uma biografia, a obra é um relato corajoso e honesto sobre a vida de uma mulher que, na vida adulta, compreendeu a si mesma sob a lente do diagnóstico de autismo. Então, prepare-se para uma leitura que ressignifica o passado e ilumina o presente com uma nova perspectiva.
O título escolhido por Selma, aliás, é extremamente eloquente. Afinal, “Minha vida de trás para frente” ilustra perfeitamente o processo de revisitar as experiências vividas – desde a infância até a vida profissional como jornalista – à luz da compreensão do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, a autora nos leva a acompanhar como traços característicos do autismo moldaram suas interações sociais, suas sensibilidades sensoriais e suas formas únicas de comunicação e seus focos de interesse. Isso aconteceu, muitas vezes, sem que houvesse uma explicação clara para essas vivências.
Ao longo das páginas, Selma compartilha momentos marcantes de sua trajetória. Com isso, ela revela como o autismo se manifestou em diferentes fases da sua vida. Assim, Selma expõe as dificuldades enfrentadas, os desafios nas relações interpessoais e a busca incessante por se encaixar em um mundo que, por vezes, parecia incompreensível. Aliás, a honestidade com que ela narra suas lutas e descobertas torna a leitura profundamente humana e empática.
Um dos pontos centrais do livro é a discussão sobre o diagnóstico de autismo na vida adulta. Selma Sueli Silva aborda o impacto que essa descoberta tardia teve em sua autoimagem e na maneira como ela passou a se relacionar consigo mesma e com os outros. O diagnóstico não apenas ofereceu explicações para as dificuldades enfrentadas. Além disso, ele também abriu caminho para a autoaceitação e a busca por uma melhor qualidade de vida.
“Minha vida de trás para frente” transcende o relato pessoal. Assim, se torna uma importante contribuição para a conscientização sobre o autismo em adultos. A experiência de Selma Sueli Silva oferece um olhar valioso sobre uma realidade muitas vezes invisibilizada. Com isso, ajuda a desmistificar o TEA e a promover a compreensão e a inclusão. Sua escrita clara e sensível, fruto de sua experiência como jornalista, torna o tema acessível a um público amplo. Isso inclui desde aqueles que se identificam com a experiência até aqueles que buscam aprender mais sobre o espectro autista.
Em suma, o livro de Selma Sueli Silva é uma obra essencial para quem deseja entender a complexidade do autismo na vida adulta sob uma perspectiva íntima e perspicaz. É uma leitura que emociona, informa. E, cima de tudo, promove a empatia e o respeito pelas diferentes formas de ser e de viver no mundo. Você já conhecia essa obra? Compartilhe suas impressões nos comentários!
Crítica Wicked - Parte 2. Entenda a mudança de tom do diretor Jon M. Chu…
As metáforas em Um Truque de Mestre 3: crítica do filme aborda os cavaleiros e…
Uma crônica de Sophia Mendonça sobre a garota autista na Bolha, inspirada em Wicked e…
O Livro que Devolveu a Voz ao Autismo no Brasil. completa 10 anos "Outro Olhar:…
O Significado de "Bandaids Over a Broken Heart" e a evolução emocional de Katy Perry…
Presidente da Autistas Brasil debateu o diagnóstico tardio, a mercantilização das terapias e o preconceito…