A vitória de Michelle Yeoh no Oscar 2023 ressalta sobrevivência. Afinal, ela se tornou a primeira asiática a vencer um Oscar de Melhor Atriz. Isso ocorreu em função de uma atuação poderosa, que veio para coroar a carreira duradoura e admirável da artista.
Antes dela, Halle Berry foi a única outra mulher não branca a ganhar nesta categoria, em 2002. Hoje, foi ela quem entregou a estatueta a Michelle Yeoh.
Então, o discurso de Michelle se dirigiu às crianças asiáticas: “Para todos os meninos e meninas que se parecem comigo e estão assistindo, isso é um farol de esperança e possibilidades”. E ela completo: “Isso é a prova de que sonhos se tornam realidade. E mulheres… Nunca deixem ninguém lhes dizer que seu tempo já passou”.
À Michelle registro minha admiração pelo trabalho neste filme e pelo conjunto da obra. E o que talvez seja mais importante, fica meu agradecimento por reacender uma faísca de esperança em meu coração. Ou seja, ela me fez reconectar com a minha fé no potencial criador do ser humano. É por essa e outras que a vitória de Michelle Yeoh no Oscar 2023 é tão significativa.
Eu não tive a mesma força que ela de lutar contra alguns preconceitos e discriminações. Mas, é por isso que a valorizo tanto. Afinal, “”eles tentaram me enterrar viva e estou aqui”, ela disse.
Às vezes, o melhor que a gente pode fazer é simplesmente viver. Sobreviver. E acompanhar a vitória desta artista experiente e multifacetada, Michelle Yeoh no Oscar, reflete isso muito bem.
Leia a análise completa aqui.
Sophia Mendonça é uma youtuber, podcaster, escritora e pesquisadora brasileira. Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…