Hoje, gostaríamos de destacar os nossos filmes favoritos baseados em Narrativas de Vida. – Biografias e Histórias Reais. Este conceito refere-se a histórias com recortes autobiográficos, mas sem necessariamente ter a pretensão de contar um fato com a precisão jornalística do acontecimento.
Dessa forma, a lista inclui adaptações de livros de memórias ou de roman à clef, que são aqueles romances inspirados em pessoas e acontecimentos reais, com os nomes trocados. Além disso, ela inclui coberturas de acontecimentos históricos com protagonismo de figuras reais.
Aliás, a lista está ranqueada na nossa ordem de preferência, nas posiçṍes de 1 a 6. Assim, a ideia de fazer esta publicação vem que hoje é o aniversário de Sol Coelho. Isso porque ela é irmã de Selma Sueli Silva e tia de Sophia Mendonça. E tem como gênero cinematográfico favorito as Narrativas de Vida.
Assim, esta é a nossa maneira de homenagear alguém que é muito importante em nossa trajetória e na do Mundo Autista. Aliás, parte dessa história consta no livro Minha vida de trás para Frente, de Selma Sueli Silva.
Com amor, Selma & Sophia!
A Garota Dinamarquesa é um drama de época arrebatador com um tema ousado. Ao diretor Tom Hooper, principalmente, parece caro observar como é a postura de quem acompanha a transição. Com isso, o filme revela-se uma belíssima história sobre o amor familiar. Dessa forma, ancora-se nas interações entre Eddie Redmayne e Alicia Vikander. Assim, envolve com as atuações fortes e a fotografia impecável. A Garota Dinamarquesa rendeu a Alicia Vikander o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
A Hora Mais Escura é um drama incômodo e reflexivo sobre a caçada a Osama Bin Laden. Afinal, a diretora Kathryn Bigelow é corajosa e questionadora na condução de uma narrativa que nos força a buscar novas perspectivas para além de uma única história universal. Além disso, a transformação e a humanização que Jessica Chastain confere ao papel da investigadora engrandece a obra. Indicado aos Oscar de Melhor Filme e Atriz, dentre outras nomeações.
O Diabo Veste Prada é um filme original e repleto de ensinamentos sobre o mundo da moda e as relações interpessoais. Embora tenha ingredientes típicos de uma comédia romântica, o filme é realista e, muitas vezes, dramático. Meryl Streep tem atuação impecável e é o grande destaque, mas é impossível não notar a excelente interpretação de Anne Hathaway e de todo o elenco. Meryl Streep, através de pequenos gestos e expressões, tem muito a dizer com sua personagem. A construção da relação entre as duas protagonistas é o ponto alto do roteiro. O roteiro está no ritmo exato, o filme em nenhum momento é cansativo. O diretor David Frankel mostra todos os lados das situações vistas no filme, e depois voltou a provar competência em Marley & Eu e Um Divã Para Dois. Os figurinos representam um papel importante nessa viagem pelo mundo da moda. A trilha sonora foi muito bem escolhida com sucessos do inicio dos anos 2000. Indicado ao Oscar de Melhor Atriz e Figurino.
Tina: A Verdadeira História de Tina Turner é ao mesmo tempo uma cinebiografia soberba sobre uma das maiores estrelas do rock e um estudo fiel de personagens reais. Esta obra, além de se beneficiar do carisma e energia marcantes da protagonista, se aprofunda em seu processo de transformação durante o delicado relacionamento com Ike Turner. Com trilha sonora ímpar e interpretações irretocáveis de Angela Basset e Laurence Fishburne, a produção configura-se como um retrato do poder no ambiente artístico com todo o seu potencial de criação e destruição. Indicado ao Oscar de Melhor Ator e Atriz. Por este papel, Angela Bassett ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical.
Priscilla é um olhar sensível e necessário sobre um lado usualmente pouco abordado no mundo da fama e do glamour. Ou seja, o filme retrata com delicadeza e respeito a perspectiva de como é ser esposa e viúva de um astro do rock. Assim, a diretora Sofia Coppola revela tanto o fogo quanto as complicações de um primeiro amor que se materializa por uma celebridade. Além disso, a cineasta mostra um viés humanizado ao mostrar aspectos questionáveis e por vezes escondidos da personalidade de Elvis Presley, mas sem jamais demonizá-lo. Também, o longa-metragem conta com interpretações perfeitas de Jacob Elordi e Cailee Spainey, que consegue transitar de maneira convincente por muitos anos da trajetória da protagonista. Spainey foi nomeada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Dramática pelo papel.
Os Garotos da Minha Vida é um drama amargo e tocante no qual Drew Barrymore tem a chance de evidenciar toda a sua maturidade dramática em um papel complexo. A protagonista, por vezes heróica, consegue provocar a empatia do espectador mesmo nem sempre mostrando as atitudes mais compreensíveis. Ela está muito bem acompanhada por atores como James Woods, Steve Zahn e Rosie Perez. A fotografia, os figurinos e os cenários reconstituindo os anos 60 e 70 também são primorosos. Os diálogos e a trilha sonora se encaixam perfeitamente neste belo trabalho.
Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” e repórter da “Revista Autismo“. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
Já a jornalista Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores 2022, na categoria PcD. Além disso, é membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.
Resenha do livro Amar é Relativo, de Sophie Kinsella, por Sophia Mendonça. Obra reconstrói romance…
Qual o tema de Jurado Nº 2, de Clint Eastwood? Nicholas Hoult brilha em drama…
Ressaca Social no Autismo e o mito de "nem parece autista" são tema de episódio…
Em 2013, a síndrome de asperger passou a compor o Transtorno do Espectro do Autismo.…
Silvio mistura uma narrativa frágil de filme policial com alguns toques biográficos sobre o personagem-título.…
O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?