O Mundo Autista

Lugar de criança autista é em todo lugar.

Lugar de criança autista é em todo lugar. PRAIA-UFMG, em parceria com o Jump Around Brasil, vai realizar sessão única e gratuita, no dia 14, BH Shopping, às 13h30. É o que diz essa foto do maior Castelo da América Latina.

Inscrição para o evento: https://www.instagram.com/praia.ufmg/

Na Semana das Crianças – lugar de criança autista é em todo o lugar. Dessa forma, o Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo da UFMG – PRAIA-UFMG, promove sessão adaptada para crianças autistas em shopping da cidade. A criançada vai se esbaldar no Pula Pula gigante Jump Around, no Piso Mariana, do BH Shopping. O evento vai acontecer no próximo dia 14 de outubro, a partir das 13h30.

Para se inscrever é só acessar o PRAIA no instagram e clicar no link da bio.

O público estimado era de 30 crianças autistas. Entretanto, até a tarde deste domingo, dia 10, já são 136 crianças inscritas. No dia, elas serão acompanhadas pela equipe do PRAIA UFMG e do Jump Around. Para tanto, todas essas pessoas envolvidas irão passar por capacitação, antes da sessão, comandada pela equipe PRAIA UFMG.

O que é o Jump Around

Jump Around é um castelo inflável com 2.500 m², um dos maiores pula-pulas do mundo. Além disso, ele é para todas as idades, com escorregadores gigantes, estruturas de escalada, pistas de obstáculos, quadras de basquete, DJ e muito mais.

A inclusão presente também, na Semana das Crianças

O autismo tem prevalência estimada em 1:54, ou seja, uma criança a cada 54, é autista. Embora essa prevalência seja alta, não é tão comum vermos famílias de crianças autistas em eventos de cultura e lazer.

Muitas famílias deixam de realizar atividades culturais e de lazer com seus filhos. Entretanto, isso acontece devido ao receio que elas tem do preconceito e da discriminação. Como as crianças autistas podem apresentar comportamentos aparentemente estranhos, como estereotipias motoras (bater os bracinhos, por exemplo, quando estão felizes) ou vocalizações, as outras famílias acabam afastando seus filhos em ambientes públicos.

Mesmo que as famílias sejam movidas pela falta de informação e conhecimento, essa atitude causa grande dor à família de crianças autistas.

Além disso, pessoas autistas apresentam dificuldades de processamento sensorial. Ou seja, elas são mais sensíveis a luz sons, etc. Portanto, necessitam de adaptações ou acomodações ambientais. Assim, elas ficam mais confortáveis em determinadas situações.

Por isso, o PRAIA-UFMG, em parceria com o Jump Around Brasil, vai realizar essa sessão única e gratuita, no dia 14. A sessão adaptada leva a essas famílias, a oportunidade de retomarem as atividades de lazer. Certamente, imprescindíveis a todas as crianças. Aliás, crianças autistas são, sobretudo, crianças. Então, que fique claro: lugar de criança autista é em todo lugar.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments