A jornalista e escritora Selma Sueli Silva participou do programa Brasil das Gerais. Isso ocorreu na edição de 18 de junho de 2024, alusiva ao Dia do Orgulho Autista. Assim, o tema do episódio foi o autismo em adultos.
Selma, que foi jurada e produtora da Rádio Itatiaia entre os anos 2001 e 2015, compartilhou a trajetória do seu diagnóstico. Ou seja, ela disse que foi graças à filha, a também jornalista e escritora Sophia Mendonça, que ela obteve o laudo.
Isso ocorreu porque a jovem percebeu as características da neuro divergência na mãe. E após conversar com seu psicólogo, Sophia teve sua suspeita confirmada pelo profissional. Com isso, ele indicou uma clínica e uma psiquiatra para que a mãe se consultasse.
][Hoje, Selma Sueli atua como youtuber do canal do YouTube Mundo Autista junto com Sophia Mendonça. Além disso, Selma é autora de livros como “Minha vida de trás para frente – A jornalista que se descobriu autista” (2017) e “Camaleônicos – A vida de autistas adulto s” (2019).
Para a escritora, receber o diagnóstico adulta foi um impacto que a levou a questionar se era falsa, em função das estratégias que desenvolveu para conviver em sociedade. O que a levou a um enorme desgaste.
Mas, após iniciar o tratamento, ela pode desenvolver outras estratégias de maneira menos sofrida. “Melhorou, principalmente, porque eu me enamorei de mim e me aceitei”, revelou Selma Sueli Silva.
Esta edição do Brasil das Gerais encontra-se disponível na íntegra no canal do programa no YouTube. Também participaram do episódio a diretora do Censa, Natália Costa, e o psiquiatra André Luís Pires. Além deles, marcaram presença as mães de autista Fátima Gonçalves, Maria Margarida de Melo e Helena Maria de Souza. Assim como a educadora e escritora Danielle Muffato e a psicóloga Letícia Grossi.
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…
Entrevista sobre autismo em adultos e na mulher adulta, com Sophia Mendonça, é divulgada pela…