As Inscrições para o II Congresso Nacional sobre os Direitos das PcDs vão até o dia 31 de julho. Foto criada por IA
O II Congresso Nacional sobre os Direitos das PcDs – Pessoas com Deficiência vai acontecer em setembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A Defensoria Pública de Minas Gerais está à frente da realização do II Congresso que vai reunir pessoas com deficiência, especialistas, instituições e sociedade civil no Estádio Mineirão.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 31 de julho de 2025. Assim, o evento ocorre nos dias 1º e 2 de setembro, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. O evento é aberto ao público e as pessoas interessadas podem se inscrever até as 18 horas de 31/7, neste link.
A segunda edição do Congresso acontece para ampliar o debate qualificado, intersetorial e inclusivo sobre os direitos das pessoas com deficiência. Para tanto, ele reúne especialistas, instituições públicas e privadas, sociedade civil organizada e demais atores estratégicos da área.
Fique atento ao fato de que, para concluir a inscrição é necessário marcar se a participação será virtual ou presencial. Além, claro de preencher o Formulário de Acessibilidade.
Clique aqui para acessar o vídeo tutorial ou aqui para acessar o PDF explicativo, com recurso eletrônico de leitura para pessoas com deficiência visual.
No dia Primeiro de Setembro, às 9 Horas será a abertura do Congresso com a defensora pública-geral de Minas Gerais, Senhora Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias. O restante da programação trará palestras e painéis. Desse modo, os temas diversos para o debate vão contar com abordagem interseccional. Ou seja, abordagens como justiça climática, direito à educação, maternidade atípica e Política Nacional de Cuidados. Aliás, haverá outros temas para o debate como capacidade jurídica da pessoa com deficiência e o anteprojeto do Código Civil, deficiência psicossocial, desinstitucionalização e moradia para vida independente e direito ao trabalho.
O Concurso de Teses e Práticas Exitosas e aprovação do Protocolo de Atuação Estratégica de Educação Especial das Defensorias Públicas é o tema que encerrará as atividades. Assim, o debate acontece a partir das 16 horas do dia 2 de setembro.
Ainda dá tempo de se inscrever para o Concurso. Afinal, as inscrições seguem abertas até as 18 horas do dia primeiro de agosto.
Assim, para realizar sua inscrição, basta enviar as informações necessárias ao e-mail cepiped@defensoria.mg.def.br. Mas ATENÇÃO: Pessoas interessadas devem enviar a tese ou prática exitosa em arquivo word, identificando no campo assunto ‘CONCURSO DE TESES e PRÁTICAS EXITOSAS’.A Banca Examinadora vai selecionar as três melhores teses e as três melhores práticas, dentre as enviadas. Então, daí vão sair os primeiro, segundo e terceiro lugares. Inclusive, haverá também quatro menções honrosas (duas teses e duas práticas).
Podem se inscrever para o Concurso defensores e defensoras públicas, servidoras e servidores da Defensoria Pública que estiverem inscritos no Congresso na modalidade presencial ou virtual. Acesse aqui o edital.
O II CONAPCD é uma promoção da CEPIPED/DPMG, com o apoio da Escola Superior da Instituição, em parceria com a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e o Estádio do Mineirão.
E, certamente, com o apoio do Canal Mundo Autista e de suas apresentadoras Selma Sueli Silva e Sophia Mendonça. Afinal, nós acreditamos que as melhores iniciativas nascem da promoção de diálogos como acontecerá nesse importante evento para toda a sociedade brasileira.
Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. É também especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG). Além disso, ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. E é membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022. Como crítica de cinema, é formada no curso “A Arte do Filme”, do professor Pablo VIllaça. É mentora em “Comunicação e Diálogo” para comunicação eficaz e um diálogo construtivo nos Relacionamentos Interpessoais, Sociais, Familiares, Profissionais e Estudantis.
Crítica Wicked - Parte 2. Entenda a mudança de tom do diretor Jon M. Chu…
As metáforas em Um Truque de Mestre 3: crítica do filme aborda os cavaleiros e…
Uma crônica de Sophia Mendonça sobre a garota autista na Bolha, inspirada em Wicked e…
O Livro que Devolveu a Voz ao Autismo no Brasil. completa 10 anos "Outro Olhar:…
O Significado de "Bandaids Over a Broken Heart" e a evolução emocional de Katy Perry…
Presidente da Autistas Brasil debateu o diagnóstico tardio, a mercantilização das terapias e o preconceito…