O Diagnóstico Tardio de Autismo e/ou TDAH pode assustar a muitos adultos. Mas, aqui, no Mundo Autista, vemos isso como um leque de possibilidades positivas. Ou seja, uma revelação que pode mudar para melhor a vida de muitos adultos! E é sobre isso que Sophia vem nos falar nesta vibrante entrevista com o Nutricionista Vitor Prata. Ele teve diagnóstico recente de TEA e de TDAH tardio. Portanto, já na vida adulta!
O diagnóstico tardio do autismo e do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em adultos pode ser um processo emocionalmente desafiador. Muitas vezes, esses indivíduos enfrentaram dificuldades não compreendidas ao longo da vida. Por isso, o reconhecimento tardio desses transtornos pode trazer uma melhor compreensão de si mesmos. E, com o apoio adequado, promover mudanças significativas em suas vidas.
Assim, a identificação tardia permite que adultos autistas ou com TDAH desenvolvam estratégias para lidar com suas características específicas, além de buscar terapia e apoio para melhorar a qualidade de vida e a inclusão social. Além disso, relatos de autistas adultos destacam os desafios c otidianos e o impacto do diagnóstico em suas trajetórias, evidenciando a importância de uma abordagem sensível e compreensiva.
Vitor de Paula Prata é nutricionista especializado em Nutrição Clínica com experiência em consultoria e ensino. Também atende a pessoas Neurodivergentes (TEA e TDAH).
Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” e repórter da “Revista Autismo“. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
Por sua vez, Ramon de Assis é pesquisador, copywriter, escritor e mercadólogo. Aliás, é um dos colunistas do Blog Mundo Autista no Portal UAI e responsável por alguns textos do canal no YouTube
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…