O Fórum sobre Diversidades e Direitos Humanos agitou as redes sociais, sábado, dia 16 de outubro. O DEPART MINAS – Departamento de Artistas e a DUNI – Divisão de Universitários da BSGI Minas Gerais (Brasil Soka Gakkai Internacional) do Budismo de Nichiren Daishonin promoveram o III Fórum Diversidades e Direitos Humanos. Durante a programação, houve a apresentação de mesas temáticas, intervenções artísticas. E, também, discussão da Proposta de Paz e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Estamos sinceramente comprometidos em um trabalho conjunto, visando 2030, com pessoas e organizações com os mesmos ideais, a fim de acelerar a concretização dos ODS e construir uma sociedade global de paz e de “valores humanos”.
(Proposta de Paz 2021, Dr. Daisaku Ikeda – presidente da Soka Gakkai Internacional))
FERNANDA GABRIELA CARNEIRO: Formada em Artes Liberais Internacionais pela Universidade Soka do Japão. Membro associada da Soka Gakkai Internacional desde 1995.
TAIA TOKUSATO: Cursa Licenciatura em Ciências Naturais e trabalha no Instituto Soka Amazônia com Educação Ambiental. Realizou cursos na Carta da Terra sobre a temática de meio ambiente e liderança.
O Fórum foi baseado no estudo da Proposta de Paz do Presidente da SGI Dr. Daisaku Ikeda e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Dessa maneira, permitiu a escuta das diferentes vozes e corpos que compõem, como sujeitos, a nossa sociedade contemporânea. Acima de tudo, o Forum é, hoje, um permanente espaço de diálogo para a construção de uma sociedade diversa, ampla e respeitosa. Ou seja, uma sociedade onde todos tenham a sua dignidade humana garantida e que “ninguém seja deixado para trás”.
Por exemplo, temos o desmatamento na Amazônia, a invasão das terras indígenas, a exploração dos garimpeiros e madeireiros, o uso de agrotóxicos. Acima de tudo, pensar ações com base na Educação Ambiental, Agroecologia e o Movimento dos moradores que sofrem com as barragens em Minas Gerais. Além disso, explicação do princípio budista de Inseparabilidade da Vida e seu Ambiente (esho funi). Afinal, cuidar do meio ambiente é cuidar da “Casa da vida”. Ou seja, aplicar a Educação Soka como criação de valores em tempos de crise.
ODS: 13: Ação contra a mudança global do clima. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
AVELIN BUNIACÁ KAMBIWÁ: Índígena da etnia Kambiwá, socióloga, professora. Atuação na gestão de políticas públicas em gênero e raça. Coordena o Comitê Mineiro de Apoio às Causas indígenas. Conselheira Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte.
MAURÍCIO LEONARD: Arquiteto e artista, professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP. Tem interesse pelos intercâmbios entre Agroecologia e desenvolvimento territorial. Atualmente dedica-se à docência e assessoria às comunidades de agricultores familiares e artesãos na cidade de Ouro Preto.
HUMBERTO CÂMARA: Ator e diretor de teatro, budista, membro da BSGI – Brasil Soka Gakkai Internacional e do DEPART/MG.
Pensares não só sobre o avanço da violência contra as mulheres. Mas, também, reflexão sobre a fundamental importância da igualdade de gênero. E, assim, construir uma sociedade justa, solidária, sustentável.
Atenção à pluralidade dar mulher hoje. Sobretudo, é preciso escutar e respeitar as diversas experiências de mulheridades
. Dessa forma, a mesa contou com diversidade de olhares, experiências, dos diversos feminismos, seus desafios e conquistas.Por exemplo, “O avanço das mulheres e a conquista da igualdade entre mulheres e homens são uma questão de direitos humanos e uma condição para a justiça social e não devem ser encarados isoladamente como uma questão de mulheres. São a única forma de construir uma sociedade sustentável, justa e desenvolvida”. (Proposta de Paz 2020)
ODS 5 – Igualdade de gênero. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
CARLANDRÉIA RIBEIRO: Arte-educadora, fundadora o grupo de atuação e pesquisa Circo Teatro Olho da Rua junto ao ator Jacó Nascimento – 1988. Desenvolve trabalhos culturais como atriz, produtora, contadora de histórias e é uma das coordenadoras do FAN – Festival de Arte Negra de Belo Horizonte.
Carlandréia ressaltou a necessidade da ‘oxunização’ da humanidade. Oxum é a rainha das águas doces dos rios e das cachoeiras. Aliás, Oxum é a mãe que chora junto. É orixá dos sentimentos. Aliás, da generosidade, da capacidade de gerar frutos de várias formas.
PEDRINA GOMES: Assistente Social. Especialista em Política Pública e Gênero pela CLACSO. Coordenação nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário. Coordenação da Casa de Referência da Mulher Tina Martins.
Pedrina enfatizou sobre os números da violência contra a mulher. Apontou soluções. Mas reconheceu ainda, um machismo estrutural em nossa sociedade.
SOPHIA MENDONÇA: Jornalista, mulher trans, autista, escritora, apresentadora e mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É integrante do Afetos, grupo de pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades. Budista (SGI-Brasil Sokka Gakkai Internacional).
Sophia ressaltou a importância da dissociação da identidade de gênero com a sexualidade da pessoa. Não há mais espaço para negar ao ser humano, o direito de ele ser quem é. O mundo precisa de todas as pessoas.
CRISTINA TOLENTINO: Mulher, mãe, avó, artista, feminista, professora e diretora de teatro. Mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP; fundadora e diretora dos grupos: Grupo Bayu-Núcleo de Pesquisa Teatral e Grupo de Teatro Mulheres de Luta da Ocupação Carolina Maria de Jesus; integrante de Movimentos Feministas em Minas Gerais e do Brasil pela vida e empoderamento das mulheres e pela equidade de gênero. Budista (BSGI – Brasil Soka Gakkai Internacional e Consultora do DEPART MINAS.
Ela narrou sua história de luta como diretora de teatro, artista e educadora. Por fim, após 38 anos de atuação profissional, a descoberta de sua missão de trazer todas as mulheres à visibilidade, por meio da arte.
Estamos sinceramente comprometidos em um trabalho conjunto, visando 2030, com pessoas e organizações com os mesmos ideais, a fim de acelerar a concretização dos ODS e construir uma sociedade global de paz e de “valores humanos”. (Proposta de Paz 2021, Dr. Daisaku Ikeda – presidente da SGI)
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…
Ver Comentários
Que lindo Selma ! Gratidão! Quem quiser assistir, ainda está no ar até o próximo sábado, dia 23/10
Link: https://www.youtube.com/watch?v=aqhQ0jc7wo8
Coloquei i link no texto. Viva!!!