Blog

Filme Vozes da Maturidade em festival britânico

O filme Vozes da Maturidade (2022), das influenciadoras digitais e escritoras Sophia Mendonça & Selma Sueli Silva, faz parte da seleção oficial do festival britânico de cinema LIft-Off Filmmaker Sessions. Inclusive, o documentário trata-se de um podcast com produção da Mundo Autista D&I.

Cartaz do filme Vozes da Maturidade, de Sophia Mendonça & Selma Sueli Silva, que integra a seleção oficial do festival do Reino Unido Lift-Off Filmmaker Sessions. A obra está disponível em plataformas como Amazon e YouTube.

Vozes da Maturidade concorre para melhor longa-metragem

Aliás, o filme Vozes da Maturidade concorre na categoria de melhor longa-metragem. Assim, permanecerá em exibição online entre os dias 05 e 19 de dezembro de 2022. Dessa forma, a produção necessita dos votos dos membros inscritos no festival para seguir na competição. E, com isso, receber a avaliação do júri técnico.

Sobre o que fala o filme Vozes da Maturidade?

Dessa forma, o filme Vozes da Maturidade apresenta relatos e pesquisas de autistas idosos, profissionais e familiares. Portanto, suscita questionamentos sobre a ideia de que há uma limitação de idade para se receber o diagnóstico. Ou seja, o filme visa a conhecer vivências de pessoas com diagnóstico ou suspeita de autismo que já estão na terceira idade.

Afinal, foi desde modo que as diretoras procuraram entender como os profissionais de saúde estão lidando com essa demanda. Isso, além de observar como é a experiência desses idosos em família e em sociedade. Todo este arcabouço está presente no filme Vozes da Maturidade.

Sophia Mendonça & Selma Sueli Silva, diretoras do documentário

Aliás, a produção apresenta como diretoras a dupla de mãe e filha autistas Selma Sueli Silva & Sophia Mendonça, que já haviam concorrido a vários prêmios pelo curta-metragem AutWork (2021). Inclusive, o filme anterior chegou às quartas de final do Festival RNAB, no Brasil, além de participar da seleção oficial dos festivais RENUAB (Santiago, Chile) e First-Time Filmmaker Sessions (Londres, Inglaterra).

Além disso, neste meio tempo, Sophia Mendonça co-dirigiu o documentário romântico Amores (a)Típicos (2022), que teve como foco o autismo e os relacionamentos amorosos. Este filme, também exibido em formato de podcast, integrou a antologia Retratos Defiças, que faz parte de uma mostra artística exibida pela Universidade de Western/Ontário, no Canadá.

Mundo Autista

Ver Comentários

Posts Recentes

Crítica: “Na Companhia do Medo” (2003)

A história do filme “Na Companhia do Medo” e o rótulo de “louca” às mulheres.…

1 hora atrás

Por que Precisamos Parar de Tentar “Consertar” a Pessoa Autista

O Erro da Adequação Forçada: Por que Precisamos Parar de Tentar "Consertar" a Pessoa Autista.…

1 dia atrás

Por Que Carrie Ainda é o Melhor Terror Juvenil Já Feito?

Por Que Carrie Ainda é o Melhor Terror Juvenil Já Feito? AA Performance que Humanizou…

1 dia atrás

BH inaugura espaço que une terapia e inclusão para autistas no Parque Municipal

Parque Girassol: BH inaugura espaço que une terapia e inclusão para autistas no Parque Municipal…

1 dia atrás

Estresse Pós-Traumático afeta habilidades e o Masking no Autismo

O Burnout Autístico: Estresse Pós-Traumático afeta habilidades e o Masking no Autismo e A Importância…

2 dias atrás

Resenha: O Filho Perfeito (Freida McFadden)

A Fachada da Perfeição, psicopatia e sociopatia na história de O Filho Perfeito, de Freida…

4 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!