Sophia Mendonça fala sobre a importância da prática de atividades físicas para pessoas autistas. Com isso, ressalta os benefícios para a saúde física e mental. Dessa forma, observa que a hiperexcitabilidade mental, comum em autistas, pode ser canalizada de forma positiva por meio de exercícios físicos prazerosos e adequados aos interesses e capacidades de cada indivíduo.
Além disso, Sophia critica o modelo tradicional de educação física. Afinal, ele muitas vezes impõe atividades inadequadas e pouco motivadoras para pessoas autistas. Por isso, ela defende a importância da escolha de atividades que combinem com os gostos e as habilidades motoras de cada um.
Esportes para os autistas
Pesquisas comprovam os benefícios da prática de exercícios físicos para pessoas autistas. Isso inclui a melhora da atenção, do comportamento, da qualidade do sono e da saúde cardiovascular. É fundamental que pais, educadores e profissionais de saúde incentivem a prática de atividades físicas prazerosas e adequadas às necessidades de cada pessoa autista. E assim, promovam a inclusão e o bem-estar.
Doe para o Mundo Autista! Ajude o canal a permanecer aberto! Qualquer valor já ajuda!
Nossa Chave PIX (CNPJ): 3500059100018
Vídeo – Esportes para os autistas: Descobrindo o que te move! Canal Mundo Autista, 2025.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.