Especial Courtney Love PT1: A infância e a Adolescência da Cantora Autista é tema de série em parceria do Muindo Autista com o Canal Autismo.
Em parceria com a Revista Autismo, iniciamos um especial que terá um vídeo por mês sobre a Autista Courtney Love. Aliás, ela é cantora, música, atriz e viúva do roqueiro Kurt Cobain (Nirvana).
Neste primeiro vídeo, Sophia e Selma narram sobre a infância e a adolescência de Courtney Love. Afinal, instabilidades e desafios marcaram essas fases. É que, filha de uma psicoterapeuta e de um escritor ligado à banda Grateful Dead, ela cresceu em meio à cultura hippie dos anos 60 e 70.
Assim, experimentou uma educação pouco convencional e uma vida familiar tumultuada, com o divórcio dos pais e a constante mudança de lares e escolas. Love também enfrentou dificuldades de socialização e aprendizado. O que a levou a receber o diagnóstico de autismo de alto funcionamento aos 9 anos de idade. Naquela época, o autismo era pouco compreendido. Com isso, o diagnóstico teve um impacto significativo em sua vida. Afinal, contribuiu para sentimentos de isolamento e inadequação.
Apesar das adversidades, a jovem Courtney encontrou na música e na arte uma forma de expressão e refúgio. Então, durante a adolescência, ela se envolveu com a cena punk de Portland, Oregon. Assim, formou bandas e explorou sua criatividade. Essa fase conturbada, marcada por rebeldia e busca por identidade, moldou a personalidade forte e a atitude desafiadora que a tornariam conhecida mais tarde como vocalista da banda Hole e figura icônica da cultura grunge dos anos 90.
E o diagnóstico de autismo, embora carregado de estigmas na época, também pode ser visto como uma lente para compreender a singularidade de Love. Portanto, sua intensidade emocional e sua maneira peculiar de se conectar com o mundo.
Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” e é colunista da “Revista Autismo/Canal Autismo“ e do “Portal UAI“. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. É membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.
Por sua vez, Ramon de Assis é pesquisador, copywriter, escritor e mercadólogo. Aliás, é um dos colunistas do Blog Mundo Autista no Portal UAI e responsável por alguns textos do canal no YouTube
Autismo não combina com julgamentos, aliás, nada combina. Por mais que tentemos, será difícil ter…
6 motivos para ler Nem Tudo é o que Parece!, romance de Sophia Mendonça e…
Autismo, Inclusão no Ensino Superior e Educação Soka se interseccionam na história de criação do…
Hoje, Dia do Médico, me trouxe a reflexão da visão autista sobre a arte de…
Jo Melo: Escritora Autista passa a integrar a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil…
O que acontece em Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado? Terror com…