Editora da revista Mães que Escrevem há 7 anos, Jo Melo dá visibilidade às narrativas femininas e neurodivergentes. Escritora Autista passa a integrar a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB
A escritora Jo Melo é reconhecida por sua atuação na valorização das narrativas de mulheres-mães e mulheres no espectro autista. Agora, ela faz parte da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB), Coordenadoria São Paulo, presidida por Nancy Alcântara.
Autista com diagnóstico na fase adulta, premiada e mãe, Jo é especialista em Comunicação pela FAAP. Além disso, é fundadora da revista Mães que Escrevem, criada em 2017,. Assim, Jo oferece uma plataforma que já publicou mais de 1.500 textos de mães de todo o Brasil. Com isso, dá voz e espaço para mães compartilharem suas vivências por meio da escrita.
Aliás, Jo tem obras como Os Cinco Sentidos (2024) pela editora Patuá e Hipérboles (2022), publicações em revistas de literatura, plaquetes e antologias. Assim, a escritora é uma importante voz na literatura brasileira. Afinal, ela busca decolonizar as narrativas femininas e expandir a representatividade de mulheres autistas no campo literário. Jo também foi premiada no VII Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros na Suíça. Dessa forma, consolidou-se como uma escritora de impacto tanto nacional quanto internacional.
“A escrita é uma ferramenta de transformação e de expressão para mulheres, especialmente para aquelas que, como eu, vivem a neurodivergência. Fazer parte da AJEB é uma oportunidade de fortalecer essa rede de apoio e de ampliar vozes muitas vezes silenciadas
“, afirma Jo Melo. Para conhecer mais sobre o trabalho de Jo Melo e sua atuação na literatura e comunicação, siga-a no Instagram.Jo Melo é escritora, especialista em Comunicação, autista, e mãe solo. Também fundou a revista Mães que Escrevem, criada em 2017, na qual oferece uma plataforma que já publicou mais de 1.500 textos de mães de todo o Brasil.
Autora de obras como Os Cinco Sentidos (2024), Hipérboles (2022) e várias plaquetes, J ganhou o VII Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros na Suíça. Sua escrita explora as complexidades do feminino, da maternidade e da inclusão social, com foco nas perspectivas autistas e marginalizadas.
A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) é uma organização sem fins lucrativos que visa promover e valorizar o trabalho de jornalistas e escritoras brasileiras, proporcionando oportunidades de desenvolvimento profissional e networking entre suas associadas. Com atuação em várias regiões do Brasil, a AJEB busca fortalecer a presença das mulheres no cenário literário e jornalístico, promovendo a troca de experiências e a visibilidade das produções femininas no país.
Acessibilidades para uma explosão sensorial no autismo e o Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) são…
Sophia Mendonça e o Budismo: “Buda é aquele que consegue suportar” e mesmo o inferno…
Conto infantil é metáfora para o autismo? Youtuber e escritora Sophia Mendonça lança contação de…
Nunca Fui Beijada é bom? Drew Barrymore é a alma cintilante de clássico das comédias…
Pensamento lógico e o autismo. O que isso significa? Tenho considerado o peso da ponderação…
A perspectiva feminina no complexo terror juvenil Garota Infernal, escerito por Diablo Cody e com…