O texto hoje é para a comunidade PcD, sim. Mas também está de olho no mercado corporativo. E os os números não mentem. Afinal, diversidade e inclusão é um tema sobre as pessoas, suas vivências e individualidades. Além, claro, de tratar sobre o que essas pessoas fazem para ser quem são. E tudo o que as tornam únicas.
Assim, quando as empresas incentivam e aplicam o conceito da diversidade e inclusão, elas geram transformação em sua cultura organizacional.
“A diversidade corporativa simboliza a responsabilidade social da empresa em criar um ambiente de trabalho diverso e inclusivo. Um ambiente onde cada colaborador tem acesso às mesmas oportunidades, espaço e respeito. Além disso, esses temas são cada vez mais importantes para atrair e reter talentos. E incorporam também uma estratégia ampla de employee experience”.
Muito apropriado falar de Diversidade e Inclusão, a charmosa D&I em tempos de fome e desemprego crescente no País. Aproveitei o momento para buscar maior conscientização. E seguir meu lema e mantra. Aliás, que adoro: INSISTIR, NUNCA DESISTIR.
Porque essa luta é como o trabalho de abelhas. Nota-se que na rotina destes insetos uma metodologia. Há cooperação, trabalho árduo, persistência, perseverança, dentre outros maravilhosos e consistentes atributos.
Qual a razão de mais um artigo sobre D&I? Tão somente para que as empresas, organizações, instituições, escritórios NÃO pratiquem o Diversitywashing ou, a lavagem da diversidade.
O termo ‘Lavagem da Diversidade’ foi criado por Liliane Rocha, especialista na temática de Diversidade e Inclusão nas empresas. Liliane explica que o Diversitywashing foi desenvolvido para identificar práticas ou ações de empresas, governos e outras instituições que se apropriam indevidamente de questões relacionadas à temática da Diversidade e Inclusão. E das lutas por equidade social, também. E, o fazem para ganharem um melhor posicionamento em marketing e comunicação. Entretanto, sem que, de fato, realizem ações concretas para inclusão e valorização da diversidade dentro das atividades que praticam.
O Diversitywashing tem sido realizado por organizações que não possuem práticas declaradas e efetivas de valorização da diversidade e de inclusão. Mas que buscam OBTER BENEFÍCIOS por meio desses mecanismos.
“Essa prática tem o objetivo de “maquiar” ou criar uma imagem positiva perante a sociedade. Essa imagem é criada sobre as práticas e formas de tratamento que uma organização oferece a seus funcionários. Mesmo isso não existindo internamente”.
No mínimo lamentável, não é minha gente?
E NÃO é lenda que várias corporações pagam 30% menos para deficientes, pelo simples fato de ser ‘deficiente’! Preconceito e discriminação escancarados!!! Onde está escrito que ‘ser deficiente’ tira a capacidade laboral? Ou mesmo que o trabalho executado é inferior? E que incluir é atraso?
Por favor e por amor, mas sejamos justos: há, também, grandes empresas que são exemplos de D&I, um primor. Enquanto outras grandes corporações são, por outro lado, um exemplo na lavagem da diversidade.
Certamente, TODA empresa almeja lucro.
Mas fingir um ambiente diverso, plural e inclusivo para incrementar as vendas dos produtos, beira à falta de humanidade. É aquela empresa, por exemplo, que ‘fala’ que pratica D&I, mas não tem sequer 1 funcionário preto, ou um funcionário 50+ (!). Ou, quando não existe Comitê de Diversidade & Inclusão, ou mesmo uma Política de Diversidade. Ou não há adaptação no trabalho para funcionários PcDs, como as legendas para deficientes auditivos, tradutor de alfabeto em libras num evento da empresa, em braile. Infelizmente, o rol é extenso.As corporações e instituições não precisam, necessariamente ser gigantes, multinacionais. Basta que elas queiram e busquem um pensamento com mais maturidade neste sentido mais fluido. Ou seja, um entendimento mais aberto a questões e pessoas diversas. Pessoas que fujam de regras impostas por um mercado exclusivo.
Ah, mas é muito complicado! Você que está lendo, poderia pensar…Claro que é! Assim como ser uma Pessoa Diferentemente Capaz, possuidora de uma característica única, também é. Mas NÃO É IMPOSSÍVEL! Lembrem-se da persistência das abelhas! Basta começar, pois o caminho tem fim, mas as possibilidades, os aprendizados são infinitos.
Um olhar com compaixão, sem pré-julgamento faz diferença. Traz, ainda, acolhimento e empatia. O respeito à diversidade deve ser a tônica das relações. Deve ser ensinado e aprendido. Aliás, dedos apontados ou conversinhas de corredor não geram acolhimento. Ou, em outras palavras, não trazem LUCRO para a empresa.
Por fim, mas não menos importante, é notório que empresas, instituições que praticam o famigerado Diversitywashing e não investem em mudanças inclusivas, tendem a ficar para trás.
Atentem para este ponto:
Então, busquem a Diversidade & Inclusão (D&I), com mais oportunidades, investimento e respeito aos colaboradores. Somos únicos em nossas características.
O Brasil tem mais de 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo o IBGE. Ou seja, 8,4% da população brasileira.
NÃO TEMOS BARREIRAS. NÓS AS ENFRENTAMOS!
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