Algumas características do autismo em mim, me deixam muito frustrada. A dificuldade de reconhecer lugares e rostos, para a pessoa está no espectro do autismo, é muito grande. Principalmente, se a pessoa conhecida não estiver no contexto em que normalmente a gente se encontra com ela. Compartilhar isso, com amigos, também não ajuda. São situações tão banais que normalmente causam espanto em quem ouve. E reforçam, em mim, a sensação de pouca inteligência.
Estou morando em Pelotas agora, no Rio Grande do Sul. Há pouco mais de um mês. Como moro no Centro, estou encantada de resolver minha vida a pé. Ontem, como fui ao shopping, tomei um uber. Afinal, era noite e são 11km de distância.
Ao retornar, também de uber, fiz o trajeto num papo animado com Sophia. Depois de algum tempo, ouvi a voz do motorista: “Chegamos”. “Ele estava em frente a um prédio que eu olhei e falei: “Onde estamos?” No endereço que a senhora colocou no aplicativo. Sophia disse: “Não é aqui.” O senhor deu uma ré e eu pude ler o nome de nosso edifício. “Sophia, estamos em casa.” Ela deu nova olhada no
entorno e disse: “É mesmo.” O motorista se despediu da gente, sorrindo.Desabafei com Sophia, sobre essa dificuldade de reconhecer lugares e rostos, no autismo. Fico muito chateada quando não reconheço locais já conhecidos, ou por causa de uma perspectiva diferente, ou porque é noite e quase sempre chegamos de dia. O fato de a cena ser estranha ao meu cérebro, me deixa chocada. Já tentei resolver, prestar mais atenção, mas nenhuma estratégia deu certo até hoje. Mas é A NOSSA CASA. Pelo amor!!!
Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. É membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…