DIVERSOS DIÁLOGOS – Autismo(s), meios e mediações, este é o novo livro de Selma Sueli Silva e Sophia Mendonça. Então, venha com a gente. Pois ele…
“O autista é um ser humano com o olhar diferente, com potencial imenso a ser trabalhado e com o coração cheio de amor que precisa ser amado e cuidado. Este livro traz as diferenças do que é ser um bebê com dificuldades relacionadas ao autismo — quais são os desafios durante o crescimento, os entraves relacionados à comunicação, ao comportamento e à interação social —, mostrando que o autismo é um espectro, pois cada pessoa manifesta as características de uma forma diferente da outra.
Somos do tamanho de nossa linguagem; é ela que confere sentido a todos os fenômenos e acontecimentos e antecede a existência de cada um de nós. O autismo veio para dar uma mexida nesse paradigma, embora ele seja facilmente aplicável à maioria das pessoas. Isso nos leva ao seguinte questionamento: como trazer ao mundo da linguagem essas pessoas que têm vasto universo interior, mas dificuldades variadas e, por vezes, severas em se comunicar, tanto no âmbito verbal como no não verbal?”
“@sophiamendoncaoficial me convidou para escrever um capítulo do livro Diversos diálogos, meios e mediações, produzido por ela e pela mãe @selmasuelisilva. Eu disse que não tinha condições porque, na época, ela me pediu para falar sobre a experiência quase impossível de orientar uma mestranda do espectro autista em um programa de pós-graduação da UFMG. Para mim, não havia a possibilidade do improvável ou do impossível. Assim nasceu “O impossível não faz morada no campo dos sonhos”, um capítulo modesto que traz algo de poético, de musical e da minha crença pela educação inclusiva e afetiva de pessoas com deficiência. Parabéns, Sophia e Selma, pela luta incansável de vocês. Muito orgulho e gratidão pelo convite ❤💚💜💙”
Depois que Sophia completou 18 anos, resolvemos que nenhuma família deveria se sentir sozinha, como nos sentimos um dia. Assim, lá se vão 6 anos e 3 meses. Assim, é uma grande satisfação, olhar para trás e perceber que hoje somos as jornalistas do site omundoautista.uai.com.br, no Portal Uai e as apresentadoras do Canal Mundo Autista no YouTube. Estamos, ainda no Instagram, Twitter e Facebook.
Sophia já escreveu nove livros. Dessa forma, os oito primeiros, de Sophia, são: “Outro Olhar” (2015), “Danielle, Asperger” (2016), “Dez anos Depois”, com Selma Sueli Silva (2018), “Neurodivergentes” (2019), “Entre Fadas e Bruxos” (2019), “Ikeda – um século de humanismo” (2020), “Expressão Criadora”, com Raquel Romano (2020), “Autismo no Feminino”, como Organizadora e uma das escritoras (2022).
Selma escreveu cinco. Os quatro primeiros são: “Minha Vida de Trás pra Frente” (2017), “Dez anos Depois”, com Sophia Mendonça (2018), “Camaleônicos, a vida de adultos autistas” (2019), “Autismo no Feminino”, como Organizadora e uma das escritoras (2022).
Agora, com o lançamento de “Diversos Diálogos – Autismo(s), meios e mediações, Selma e Sophia somam mais um livro em sua obra. Mas não é apenas isso. O livro marca o aprendizado durante a trajetória de mãe e filha autistas. Elas dividem essas vivências com seus leitores.
Esse sonho só se tornou realidade, depois que o selo PPGCOM abraçou o desafio, por meio do professor Nísio Teixeira. Ele apresentou a obra ao Conselho Científico do Selo Editorial PPGCOM.
O resultado é que, a partir de agora, você pode ter acesso ao livro completo, gratuitamente. CONFIRA!
Resenha do livro Amar é Relativo, de Sophie Kinsella, por Sophia Mendonça. Obra reconstrói romance…
Qual o tema de Jurado Nº 2, de Clint Eastwood? Nicholas Hoult brilha em drama…
Ressaca Social no Autismo e o mito de "nem parece autista" são tema de episódio…
Em 2013, a síndrome de asperger passou a compor o Transtorno do Espectro do Autismo.…
Silvio mistura uma narrativa frágil de filme policial com alguns toques biográficos sobre o personagem-título.…
O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?