Diagnóstico de autismo em adultos é o primeiro episódio da segunda temporada do podcast Mundo Autista D&I. Ele traz uma entrevista de Sophia Mendonça com a psicóloga Myriam Letícia e o pesquisador James Cross, todos autistas. Dessa forma, o trio aborda as experiência até o diagnóstico na fase adulta.
Assim, durante o episódio, a psicóloga autista Myriam Letícia reflete sobre os motivos que fizeram-na sentir solitária e ter um atraso no processo diagnóstico. “Eu tenho um histórico de infância e adolescência com especificidades de interação e comunicação. Porém, eu não sabia porque isso acontecia. Neste aspecto, havia uma característica do gênero feminino no Espectro Autista, que é o mascaramento social. Então, minhas características autistas passavam batido socialmente. Afinal, eu conseguia mascarar muito delas. Porém, isso me causava muito sofrimento”, conta. Ela também reflete sobre o tratamento para o autismo e o diagnóstico de condições coexistentes. Afinal, ela teve primeiro as comorbidades identificadas para depois receber o laudo de autista.
Já o pesquisador James Cross observou que ninguém se torna autista. Portanto, as características diagnósticas já estavam presentes desde a infância dele, quando recebeu considerável suporte da mãe dele. “Eu fico até me perguntando e conversando com a minha mãe: se a gente já soubesse do meu diagnóstico desde aquela época, o que teria sido diferente e o que não teria sido? A gente não sabe se hoje, em dia, eu estaria onde eu estou, já formado, já com duas faculdades, já muito viajado. Ou se a minha família teria superprotegido-me e, com isso, impedido meus avanços por preocupação”, reflete. Além disso, James compartilhou a experiência de morar sozinho em outro país pela primeira vez, o que ocorreu durante um intercabio na Inglaterra.
O Mundo Autista D&I é um programa criado e apresentado por Sophia Mendonça com a mãe Selma Sueli Silva, que também é autista. Juntas, elas mantém o canal protagonizado por autistas mais antigo em atividade no YouTube brasileiro.
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…