O Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (PRAIA) da UFMG preparou uma atividade para as crianças autistas acompanhadas nos serviços da UFMG. Mas vamos contar aqui para papais e mamães, titios ou titias se programarem para esse dia de comemorações. Dessa maneira, não há nada melhor que muita música e diversão, no Dia de todas as crianças, autistas ou não .
Aliás, atenção pois o musical infantil “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar” vai fazer uma única apresentação no Grande Teatro do Palácio das Artes no Dia das Crianças, 12 de outubro, quarta-feira, às 16 horas. O PRAIA, então, fechou uma parceria com o projeto para distribuir ingressos para as crianças autistas acompanhadas nos serviços da UFMG, além de sortear no instagram, ingressos para uma criança autista, que ame o mar, e para sua família. O sorteio será realizado dia 11 de outubro.
Desse modo, para participar do sorteio, siga a página do @praia.ufmg e do @otubaraomartelo e comente lá: “amamos praia e mar”.
parceria com o projeto e vai distribuir ingressos para as crianças autistas acompanhadas pelos serviços da UFMG. Além disso, o PRAIA irá sortear ingressos para crianças autistas e suas famílias, que amem o mar! Por isso, façam as inscrições para o sorteio pelo link na bio do instagram @praia.ufmg.
Muitas crianças autistas são fãs do Tubarão Martelo. E as mamães claro, sempre contam esses casos para a equipe de produção do espetáculo.
Cláudio Fraga, idealizador, roteirista e ator no musical foi buscar o filho de 04 anos na escolinha. O ano era 2011. A diretora desabafou, com ele, que ainda não tinha um tema para a festa de encerramento, há um mês do fim de ano. É que Cláudio havia sido professor de música nessa escola de ensino infantil.
Ele foi para casa e começou a pensar numa forma de cooperar com a diretora e com todos os coleguinhas de seu filho. Assim, ele imaginou os habitantes do fundo do mar e, a cada personagem, via um de seus antigos alunos. A ternura se estendeu para além da prosa e Cláudio compôs uma música para cada um daqueles habitantes marinhos.
Pronto! A escolinha já tinha um espetáculo completo, lúdico, divertido e educativo. Afinal, é preciso cuidar de nosso meio ambiente. O dia do encerramento chegou e o espetáculo foi assistido por pais, alunos e professores. Um sucesso! Muitos pais vieram conversar com Cláudio e pedir para que músicas tão educativas, num espetáculo cheio de ternura, não se restringissem somente à escolinha.
Foi quando, pela primeira vez, Cláudio se deu conta de que tinha um bom produto nas mãos. Um produto que nascera sem pretensões comerciais e talvez, por isso mesmo, tenha tocado o coração de todos.
Nessa época, a Galinha Pintadinha dominava o gosto da criançada. Ainda assim, o ator e roteirista apostou no desenho animado do Tubarão Martelo e os habitantes do fundo do mar. Em 2015, o desenho foi lançado no canal do youtube. O Tubarão Martelo já está com mais de 40 mil inscritos e mais de 20 milhões de visualizações. E, pasmem, ele já nada poderoso, também, pelas ondas do instagram @otubaraomartelo.
Atualmente, Cláudio recebe muitas cartinhas de mamães com pedidos dos filhos para conhecerem o Tubarão Martelo. Eles amam cantar todas as musiquinhas dos habitantes marinhos. Tanto que, o próximo passo será o filme, com lançamento previsto para 2023.
O musical infantil “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar” é um programa para toda a família. Nele, as crianças aprendem, com as canções, sobre os animais marinhos e a importância de cuidar do meio ambiente.
As canções são blues-rock e caíram no gosto da criançada. Desse modo, o espetáculo conta com 20 composições que se alternam para entrarem 10 a cada espetáculo. Aliás, nenhum espetáculo é igual ao outro. Há sempre novos quadros em cada exibição.
Parte da renda da bilheteria será doada para a Novo Céu, organização sem fins lucrativos, que realiza acolhimento institucional de crianças, adolescentes e adultos com paralisia cerebral.
Assim, para celebrar o dia das crianças junto com as famílias, os ingressos estão com valores a partir de R$20,00. Crianças até dois anos, no colo, não pagam. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro e pelo link: https://www.eventim.com.br/artist/tubaraomartelo/
No espetáculo, um navegador parte para o oceano com o objetivo de achar um grande tesouro. Conforme vai se encontrando com personagens do mar, ele se encanta com a riqueza e a beleza dos animais e da vida marinha. Ele percebe, então, que havia encontrado o maior de todos os tesouros, que não é ouro, nem prata e, sim, a beleza da vida, representada pelo ambiente marinho. São 50 minutos de apresentação que embalam adultos e crianças ao som de blues, rock, reggae, pop, afoxé e outros ritmos.
O musical tem formato audiovisual, o que permite ao público conferir projeções, em meio a um cenário que conta com três atores e 10 mascotes como o tubarão martelo, a baleia, as estrelas do mar, os peixinhos, a tartaruga marinha; o siri azul, o golfinho, o peixe-palhaço, o polvo e a lula. Além de tudo isso, o espetáculo traz a beleza dos efeitos de som e de iluminação; instrumentos infantis; figurinos exclusivos, banda ao vivo e um corpo de baile com 10 bailarinos.
Para Cláudio Fraga, idealizador, roteirista e ator no musical, reunir as famílias para essa apresentação é uma grande alegria. “Este musical e todo o projeto foi pensado para levar ao público entretenimento e informação sobre os animais e o ambiente marinho de forma lúdica e divertida. As crianças e também os adultos dançam, cantam e ficam ainda mais sensibilizados com o cuidado com o meio ambiente”, resume o idealizador e ator.
A direção do musical é de Carlos Magalhães (Magá), com 40 anos de experiência em televisão. Ele é reconhecido por uma indicação ao Emmy Awards, direção de novelas, minisséries e programas variados na TV Globo, como os infantis Sítio do Pica Pau Amarelo e TV Globinho, além do Criança Esperança 2015.
Para mais informações, acompanhe o perfil do PRAIA no instagram: https://www.instagram.com/praia.ufmg/
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…