O Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (PRAIA) da UFMG preparou uma atividade para as crianças autistas acompanhadas nos serviços da UFMG. Mas vamos contar aqui para papais e mamães, titios ou titias se programarem para esse dia de comemorações. Dessa maneira, não há nada melhor que muita música e diversão, no Dia de todas as crianças, autistas ou não .
Aliás, atenção pois o musical infantil “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar” vai fazer uma única apresentação no Grande Teatro do Palácio das Artes no Dia das Crianças, 12 de outubro, quarta-feira, às 16 horas. O PRAIA, então, fechou uma parceria com o projeto para distribuir ingressos para as crianças autistas acompanhadas nos serviços da UFMG, além de sortear no instagram, ingressos para uma criança autista, que ame o mar, e para sua família. O sorteio será realizado dia 11 de outubro.
Desse modo, para participar do sorteio, siga a página do @praia.ufmg e do @otubaraomartelo e comente lá: “amamos praia e mar”.
parceria com o projeto e vai distribuir ingressos para as crianças autistas acompanhadas pelos serviços da UFMG. Além disso, o PRAIA irá sortear ingressos para crianças autistas e suas famílias, que amem o mar! Por isso, façam as inscrições para o sorteio pelo link na bio do instagram @praia.ufmg.
Muitas crianças autistas são fãs do Tubarão Martelo. E as mamães claro, sempre contam esses casos para a equipe de produção do espetáculo.
Cláudio Fraga, idealizador, roteirista e ator no musical foi buscar o filho de 04 anos na escolinha. O ano era 2011. A diretora desabafou, com ele, que ainda não tinha um tema para a festa de encerramento, há um mês do fim de ano. É que Cláudio havia sido professor de música nessa escola de ensino infantil.
Ele foi para casa e começou a pensar numa forma de cooperar com a diretora e com todos os coleguinhas de seu filho. Assim, ele imaginou os habitantes do fundo do mar e, a cada personagem, via um de seus antigos alunos. A ternura se estendeu para além da prosa e Cláudio compôs uma música para cada um daqueles habitantes marinhos.
Pronto! A escolinha já tinha um espetáculo completo, lúdico, divertido e educativo. Afinal, é preciso cuidar de nosso meio ambiente. O dia do encerramento chegou e o espetáculo foi assistido por pais, alunos e professores. Um sucesso! Muitos pais vieram conversar com Cláudio e pedir para que músicas tão educativas, num espetáculo cheio de ternura, não se restringissem somente à escolinha.
Foi quando, pela primeira vez, Cláudio se deu conta de que tinha um bom produto nas mãos. Um produto que nascera sem pretensões comerciais e talvez, por isso mesmo, tenha tocado o coração de todos.
Nessa época, a Galinha Pintadinha dominava o gosto da criançada. Ainda assim, o ator e roteirista apostou no desenho animado do Tubarão Martelo e os habitantes do fundo do mar. Em 2015, o desenho foi lançado no canal do youtube. O Tubarão Martelo já está com mais de 40 mil inscritos e mais de 20 milhões de visualizações. E, pasmem, ele já nada poderoso, também, pelas ondas do instagram @otubaraomartelo.
Atualmente, Cláudio recebe muitas cartinhas de mamães com pedidos dos filhos para conhecerem o Tubarão Martelo. Eles amam cantar todas as musiquinhas dos habitantes marinhos. Tanto que, o próximo passo será o filme, com lançamento previsto para 2023.
O musical infantil “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar” é um programa para toda a família. Nele, as crianças aprendem, com as canções, sobre os animais marinhos e a importância de cuidar do meio ambiente.
As canções são blues-rock e caíram no gosto da criançada. Desse modo, o espetáculo conta com 20 composições que se alternam para entrarem 10 a cada espetáculo. Aliás, nenhum espetáculo é igual ao outro. Há sempre novos quadros em cada exibição.
Parte da renda da bilheteria será doada para a Novo Céu, organização sem fins lucrativos, que realiza acolhimento institucional de crianças, adolescentes e adultos com paralisia cerebral.
Assim, para celebrar o dia das crianças junto com as famílias, os ingressos estão com valores a partir de R$20,00. Crianças até dois anos, no colo, não pagam. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro e pelo link: https://www.eventim.com.br/artist/tubaraomartelo/
No espetáculo, um navegador parte para o oceano com o objetivo de achar um grande tesouro. Conforme vai se encontrando com personagens do mar, ele se encanta com a riqueza e a beleza dos animais e da vida marinha. Ele percebe, então, que havia encontrado o maior de todos os tesouros, que não é ouro, nem prata e, sim, a beleza da vida, representada pelo ambiente marinho. São 50 minutos de apresentação que embalam adultos e crianças ao som de blues, rock, reggae, pop, afoxé e outros ritmos.
O musical tem formato audiovisual, o que permite ao público conferir projeções, em meio a um cenário que conta com três atores e 10 mascotes como o tubarão martelo, a baleia, as estrelas do mar, os peixinhos, a tartaruga marinha; o siri azul, o golfinho, o peixe-palhaço, o polvo e a lula. Além de tudo isso, o espetáculo traz a beleza dos efeitos de som e de iluminação; instrumentos infantis; figurinos exclusivos, banda ao vivo e um corpo de baile com 10 bailarinos.
Para Cláudio Fraga, idealizador, roteirista e ator no musical, reunir as famílias para essa apresentação é uma grande alegria. “Este musical e todo o projeto foi pensado para levar ao público entretenimento e informação sobre os animais e o ambiente marinho de forma lúdica e divertida. As crianças e também os adultos dançam, cantam e ficam ainda mais sensibilizados com o cuidado com o meio ambiente”, resume o idealizador e ator.
A direção do musical é de Carlos Magalhães (Magá), com 40 anos de experiência em televisão. Ele é reconhecido por uma indicação ao Emmy Awards, direção de novelas, minisséries e programas variados na TV Globo, como os infantis Sítio do Pica Pau Amarelo e TV Globinho, além do Criança Esperança 2015.
Para mais informações, acompanhe o perfil do PRAIA no instagram: https://www.instagram.com/praia.ufmg/
Resenha do livro Amar é Relativo, de Sophie Kinsella, por Sophia Mendonça. Obra reconstrói romance…
Qual o tema de Jurado Nº 2, de Clint Eastwood? Nicholas Hoult brilha em drama…
Ressaca Social no Autismo e o mito de "nem parece autista" são tema de episódio…
Em 2013, a síndrome de asperger passou a compor o Transtorno do Espectro do Autismo.…
Silvio mistura uma narrativa frágil de filme policial com alguns toques biográficos sobre o personagem-título.…
O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?