Uma Família Feliz (2023) é uma obra cruel e profundamente perturbadora. Isso acontece ao trabalhar temas cotidianos, como a depressão pós-parto, a maternidade sem suporte e a cultura do cancelamento como fonte para um terror psicológico desconfortável.
Além disso, ao pouco a pouco trazer outros assuntos ainda mais delicados ao debate, que vão da pedofillia à psicopatia, a produção escancara o quanto um lado verídico de uma narrativa pode estar longe do senso comum. E, assim, revela o quão destrutivas podem ser as consequências de essa verdade continuar sendo encoberta.
Nesse sentido, a interpretação primorosa de Grazi Massafera é o pilar do longa-metragem. Com isso, chega a impressionar os modos afetivos como ela consegue transitar entre as camadas de nuances e reviravoltas do roteiro de Raphael Montes, que também assina a versão literária. Dessa forma, Uma Família Feliz provoca a dor de tocar em feridas necessárias de serem tocadas, mas que não sabemos como reagir.
Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” desde 2015. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Sophia também é formada nos cursos de crítica de cinema “A Arte do Filme” (2018) e “Teoria, Linguagem e Crítica Cinemtográfica” (2021), do professor Pablo Villaça. Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+. Sophia Mendonça é uma jornalista e escritora.
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…