Fazendo meu Filme (2024) termina deixando uma sensação agridoce de emotividade, medo e euforia. Isso porque assistir ao longa-metragem é como voltar a um momento específico da adolescência. Assim, o filme traduz muito bem a vivência de quando o único refúgio se encontra em assistir a filmes, já que a realidade cotidiana revela-se dolorosa e cheia de incertezas.
Esta comédia romântica juvenil, além disso, agrada pela construção da narrativa romântica por meio da metalinguagem. Dessa forma, há quebras de quarta parede e referências a filmes que costuram todos os clichês de uma obra adolescente como essa. Tudo isso é feito com tanta precisão que fica difícil não se importar nem torcer pelos protagonistas.
Já o elenco, seja o principal ou o coadjuvante, confere forte verossimilhança aos personagens, como se eles fossem amigos palpáveis dos esp ectadores. O casal principal, aliás, é super fofo e simpático e funciona muito bem em conjunto em meio às idas e vindas do enredo.
Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” desde 2015. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Sophia também é formada nos cursos de crítica de cinema “A Arte do Filme” (2018) e “Teoria, Linguagem e Crítica Cinemtográfica” (2021), do professor Pablo Villaça. Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+. Sophia Mendonça é uma jornalista e escritora.
Acessibilidades para uma explosão sensorial no autismo e o Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) são…
Sophia Mendonça e o Budismo: “Buda é aquele que consegue suportar” e mesmo o inferno…
Crítica de cinema sem lacração, Sophia Mendonça lança newsletter no Substack. De volta às raízes,…
Conto infantil é metáfora para o autismo? Youtuber e escritora Sophia Mendonça lança contação de…
Nunca Fui Beijada é bom? Drew Barrymore é a alma cintilante de clássico das comédias…
Pensamento lógico e o autismo. O que isso significa? Tenho considerado o peso da ponderação…