Arte e entretenimento

Crítica: “É Assim que Acaba” (2024), a violência doméstica e os relacionamentos abusivos

Hoje as youtubers e críticas de cinema Sophia Mendonça & Selma Sueli Silva (Mundo Autista) comentaram o drama romântico “É Assim que Acaba“. O filme, uma adaptação do livro de Collen Hoover, traz a superestrela Blake Lively como uma mulher vítima de um relacionamento abusivo.

Para Sophia, o grande mérito de É Assim que Acaba são os modos como a narrativa, idealizada na literatura por Colleen Hoover, traduz a complexidade dos sentimentos de quem vivencia o trauma de um relacionamento abusivo.

“Sem se exceder nas cenas dramáticas ou de violência física, o filme passeia por todas as fases dolorosas que compõem um padrão na experiência de quem vivencia a experiência da violência doméstica, que vão desde o momento de flerte até o final do relacionamento”, comentou.

É Assim que Acaba é bom?

Selma também rebateu as críticas de que a obra romantiza o abuso e destacou aspectos semioticos na composição da personagem de Blake Lively e na interpretação tão sedutora quanto ameaçadora de Justin Baldoni, o que inclui cuidados com figurino.

Além disso, o final é arrebatador ao sugerir uma saída para o ciclo de violência e para o caminho rumo à paz e à ressignificação da dor, que se revela um trajeto penoso, mas necessário.

Vídeo: “Crítica: “É Assim que Acaba” (2024), a violência doméstica e os relacionamentos abusivos”. Canal Sophia Mendonça, 2024.

Apresentação

Apresentação e Produção

Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista desde 2015. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.

Já a jornalista Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores 2022, na categoria PcD. Além disso, é membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.

Mundo Autista

Posts Recentes

Crítica de Wicked: Parte 2 – Uma Alegoria Sombria sobre Poder e Amizade

Crítica Wicked - Parte 2. Entenda a mudança de tom do diretor Jon M. Chu…

5 dias atrás

Crítica: Um Truque de Mestre 3 (2025) – Sophia Mendonça

As metáforas em Um Truque de Mestre 3: crítica do filme aborda os cavaleiros e…

5 dias atrás

A bolha da garota autista estourou

Uma crônica de Sophia Mendonça sobre a garota autista na Bolha, inspirada em Wicked e…

1 semana atrás

O Livro que Devolveu a Voz ao Autismo no Brasil

O Livro que Devolveu a Voz ao Autismo no Brasil. completa 10 anos "Outro Olhar:…

2 semanas atrás

O significado de Bandaids e a evolução de Katy Perry

O Significado de "Bandaids Over a Broken Heart" e a evolução emocional de Katy Perry…

2 semanas atrás

Presidente da Autistas Brasil participa do Sem Censura e alerta sobre a exclusão de adultos no ensino superior

Presidente da Autistas Brasil debateu o diagnóstico tardio, a mercantilização das terapias e o preconceito…

2 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!