Com direção de Steven Spielberg, Os Fabelmans centra-se no conflito entre impulso artístico e responsabilidade pessoal, assim como nos questionamentos que rondam temas como talento e felicidade. Dessa forma, personaliza essas reflexões por meio da família que dá título ao longa-metragem, em uma narrativa ambientada na década de 50.
Porém, o filme não se limita às discussões sobre desenvolvimento de habilidades. Além disso, a obra aborda a dificuldade do casamento e das relações entre pais e filhos. Mas, o que é mais interessante, Os Fabelmans é uma narrativa sobre como o talento perpassa todas essas histórias cotidianas e familiares.
Aliás, há uma cena na qual um personagem argumenta que as pessoas que sabem que têm talento devem se comprometer com isso. Ou seja, não desperdiçá-lo. Porém, quanto maior é a dedicação para o aprimoramento das habilidades, também é crescente o risco de negligenciar os entes queridos. Então, é uma escolha que pode trazer muita culpa.
Em meio a isso tudo, o protagonista observa que uma câmera pode ser usada não apenas para contar histórias e tirar fotos bonitas. Mas sobretudo, ela tem um poder intangível. Ou seja, pode ser responsável para inspirar ou depreciar pessoas, manipular informações ou ser uma grande aliada para a socialização. Dessa forma, o filme também é um recorte de parte da trajetória do próprio Steven Spielberg. E além desse caráter autoral, Os Fabelmans também envolve pelas interpretações carismáticas e eficientes.
Sophia Mendonça é uma youtuber, podcaster, escritora e pesquisadora brasileira. Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…