Arte e entretenimento

Crítica: “Casa de Dinamite” (2025)

Fui assistir ao filme “A Casa de Dinamite” sem saber nada sobre a trama, exceto quem era a diretora. O que, por si só, já dizia muito. E foi exatamente como eu esperava. Isso porque o filme nos mergulha em uma ação que, na ficção, se desenrola em apenas 18 ou 19 minutos, mas que tem o poder de afetar fatalmente todas as vidas no planeta. Assim, o suspense é construído de forma modular. Com isso, apresenta a mesma questão sob o ponto de vista de cada pessoa envolvida.

A história de Casa de Dinamite, novo filme da Netflix, e o cenário geopolítico atual

​A ação em si é aterrorizante: uma arma nuclear vinda do espaço se aproxima da Terra, com uma trajetória de impacto calculada exatamente sobre Chicago. Diante disso, as autoridades dos Estados Unidos precisam agir rapidamente. Dessa forma, elas avaliam três cenários possíveis: 1) revidar imediatamente; 2) esperar, para verificar se é um alarme falso; ou 3) não fazer nada, apostando no engano para reduzir perdas futuras.

​O que torna a decisão mais difícil é o cenário geopolítico atual. Afinal, se antes a Guerra Fria resumia o conflito a Estados Unidos e União Soviética, o mundo de hoje tem múltiplas potências. Portanto, necessária uma confluência de opiniões entre várias nações em tempo recorde. Contudo, isso é inviabilizado pelos poucos minutos disponíveis.

Resenha de Casa de Dinamite, suspense dirigido por Kathryn Bigelow, primeira mulher a ganhar o Oscar de Melhor Direção

​Foi exatamente isso que me causou uma angústia profunda: perceber que, embora seja um filme, essa é a realidade em que vivemos. Então, se algo dessa natureza acontecesse, a decisão estaria centrada nas mãos de uma única pessoa. Assim, o filme revela que, antes da crise, esse indivíduo não tem o menor preparo para a situação, contando apenas com um protocolo obsoleto que não cobre as complexidades do momento.

​Foi um filme, portanto, que eu descreveria como asfixiante.

Inscreva-se na newsletter

Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Mestranda em Literatura pela UFPel, é também especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG). Além disso, ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Ela também é radialista, tendo trabalhado por 15 anos como produtora e debatedora do programa Rádio Vivo, na Itatiaia. E é autora de livros como “Minha vida de trás pra Frente” (2017), “Camaleônicos” (2019) e “Autismo no Feminino” (2022).

Em 2019, Selma recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Além dele, ganhou Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. E é membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022. Como crítica de cinema, é formada no curso “A Arte do Filme”, do professor Pablo VIllaça. Também é mentora em “Comunicação e Diálogo” para comunicação eficaz e um diálogo construtivo nos Relacionamentos Interpessoais, Sociais, Familiares, Profissionais e Estudantis.

Mundo Autista

Posts Recentes

Crítica: “Anaconda” (2025) – Selma Sueli Silva

Selton Mello em "Anaconda": Humanidade e versatilidade além da atuação, Técnica internacional e o resgate…

4 horas atrás

Crítica: “Dele e Dela” (2026) – Sophia Mendonça

O Diferencial de "Dele e Dela" na Netflix e A Subversão do Arquétipo do Detetive…

16 horas atrás

Crítica: “Dias Perfeitos” (2025)

Do romance ao streaming: A genialidade sombria de Raphael Montes; O que esperar de Dias…

1 dia atrás

Crítica: “Hamnet – A vida antes de Hamlet” (2025)

Hamnet: Como Chloé Zhao, Jessie Buckley e Paul Mescal Transformam o Luto de Shakespeare em…

1 dia atrás

A arte de não se igualar ao que nos fere

A resposta pela excelência: Como transformar difamação em crescimento na carreira e A arte de…

1 dia atrás

Crítica: “Socorro!”(2026)

Sam Raimi e o "Terrir": A Estética Macabra e Corporal de "Socorro!", com Rachel McAdams…

4 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!