Enquanto espero para assitir ao suspense “Uma Família Feliz” (2023), aproveito para resgatar outra parceria curiosa entre a atriz Grazi Massafera e o cineasta José Eduardo Belmonte. É que “Billi Pig” (2012) remete às antigas chanchadas que se popularizaram no antigo cinema nacional. Além disso, a obra faz piada com o passado de Grazi e os desafios que ela teve para vingar na carreira de atriz.
Marivalda (Grazi Massafera) é uma aspirante a atriz. Ela é casada com o corretor de seguros falido Wanderley (Selton Mello) e conversa com um porco de brinquedo (dublado pela própria Grazi Massafera), que fala para ela largar o marido. Paralelo a isso, a filha de um traficante é baleada. Então, para tentar salvá-la do coma em que se encontra, os capangas do bandido resolvem procurar o padre Roberval (Milton Gonçalves). Eles acabam encontrando Wanderley, que diz que o padre fará o tal milagre. Para isso, ele pede dinheiro em troca.
Apesar do potencial cômico e das interessantes ideias narrativas, Billi Pig incomoda com a falta de situações realmente engraçadas. Isso é grave para uma comédia e parece ter ligação com a ingenuidade ultrapassada e o excesso de personagens. Porém, a dinâmica entre o trio de protagonistas melhora bastante o filme.
Nesse sentido, Milton Gonçalves mostra toda a energia cômica de um veterano em contraste com autoparódia de Grazi Massafera, que ainda não havia conquistado o renome de uma indicação ao Emmy por “Verdades Secretas”. Sem contar que ela sempre foi bastante carismática. Assim, a dupla converte um roteiro que visa ao nonsense sem fluidez ou inspiração em um passatempo curioso. Sem contar que Selton Mello faz um contraponto interessante a eles por meio de um desempenho contido, mas que é capaz de sustentar o filme.
Sophia Mendonça é uma influenciadora, escritora e desenvolvedora brasileira. É mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…