Budismo e Gohonzon - O Mundo Autista
O Mundo Autista

Budismo e Gohonzon

Por que um pedaço de papel está no centro da prática budista? Sophia Mendonça explica a importância do pergaminho Gohonzon no budismo.

Por que um pedaço de papel está no centro da prática budista? Sophia Mendonça explica a importância do pergaminho Gohonzon no budismo.

Por que um pedaço de papel está no centro da prática budista? Sophia Mendonça explica a importância do pergaminho Gohonzon no budismo.

Eu fiquei muito feliz com a recepção rápida e favorável ao último texto que publiquei em minha coluna. Nele, eu abordei o que é o Budismo. Assim, vou falar sobre Budismo e Gohonzon, que é o pergaminho para o qual oramos durante nossa prática. Afinal, toda religião tem no centro um objeto de devoção, que usualmente é um Deus. Porém, como uma filosofia não-teísta, o Budismo foca no desenvolvimento do nosso próprio potencial e na ativação de forças que são simples a boa sorte que acumulamos na interação com as outras pessoas.

Por que um pedaço de papel está no centro da prática budista?

Então, qual é o motivo de um pedaço de papel estar no centro da prática budista da Soka Gakkai? A resposta está na simbologia. Afinal, a linguagem escrita tende a ser mais concreta e menos passível a interpretações pessoais do que imagens. Além disso, o escrito pode representar algo de grande importância para uma pessoa, seja a notícia sobre um familiar por WhatsApp ou um diploma de doutorado.

Por exemplo, Buda Shakyamuni era um ser humano comum que alcançou um profundo despertar e dedicou sua vida a libertar as pessoas do sofrimento e conduzi-las à iluminação. Mas depois de sua morte, as pessoas passaram a adorá-lo como uma divindade. Eles rezavam para sua estátua ou imagem na esperança de ganhar suas bênçãos. Porém, Nichiren Daishonin ensinou que as pessoas que veem o Buda ou a Lei budista como separados de si não podem alcançar o máximo do próprio potencial.

O que o Gohonzon representa para os praticantes budistas?

Já o Gohonzon representa o poder de observação da mente. Isso com o objetivo de refletir a natureza de sabedoria e força que é inerente à vida, de modo que ela permeie todas as nossas situações. Então, o Gohonzon representa a possibilidade de atingir o que é de melhor e mais profundo dentro de nós. Assim, conseguimos transformar os afetos que trocamos com o ambiente. Com isso, surge a possibilidade de transcender qualquer situação.

Sophia Mendonça

Autora do Artigo

Sophia Mendonça é uma youtuber, podcaster, escritora e pesquisadora brasileira. Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lorrayne Nascimento
Lorrayne Nascimento
10 meses atrás

Maravilhoso ️