Educação

Brasil não preserva o passado, não cuida do presente e compromete o futuro

Semana triste para a educação – Colégios São José Operário e Imaculada Conceição são fechados

A semana começou com o comunicado aos professores e funcionários do Colégio São José Operário da Rede Filhas de Jesus, na Pampulha: em dezembro a instituição será fechada. A Obra Social São José Operário é uma instituição beneficente e sem fins lucrativos. Em 1975, o ginásio passou a denominar-se Escola de 1º grau São José Operário. Em 1983, foi construído um novo prédio para responder melhor às exigências pedagógicas, em estilo simples e funcional. Além das instalações, a Obra São José Operário conta com uma área de 15 mil para a recreação livre dos m2 alunos, além de quadras de futebol e vôlei.

Quarta-feira, dia 04 de agosto, foi a vez do Colégio Imaculada Conceição, situado no Bairro de Lourdes, comunicar que vai encerrar as atividades no fim do ano. São mais de 100 anos de história apagados por uma pandemia que, sabemos, se deu a revelia de um planejamento estratégico que minimizasse ou mesmo impedisse consequências como essa. Em dezembro de 2020, a instituição já havia encerrado as atividades da educação infantil. Para além das 560 mil mortes pela Covid, até agora, que para muitos cai ficar no passado, a pandemia vai causar impacto negativo também em tantas vidas futuras.

A cultura, também, segue órfã

No último dia 29 de julho, um incêndio atingiu a Cinemateca, que possui o maior acervo de audiovisual da América do Sul, formado por aproximadamente 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema. O fato chamou atenção para o estado de preservação dos museus brasileiros, já que esse não foi um caso isolado: em 2018 o Museu Nacional pegou fogo e; em 2015, o Museu da Língua Portuguesa também sofreu perdas após um incêndio.

Selma Sueli Silva

Selma Sueli Silva é jornalista, radialista, youtuber, escritora, cineasta, relações públicas e pós-graduada em Comunicação e Gestão Empresarial. Foi diagnosticada com TEA (Transtorno do Espectro Autista) em 2016. Mantém o site “O Mundo Autista” no Portal UAI. É autora de três livros e diretora do documentário “AutWork – Autistas no Mercado de Trabalho”.

Mundo Autista

Ver Comentários

Posts Recentes

Resenha: “Amar é Relativo”, de Sophie Kinsella

Resenha do livro Amar é Relativo, de Sophie Kinsella, por Sophia Mendonça. Obra reconstrói romance…

2 dias atrás

Crítica: Jurado Nº 2 (2024)

Qual o tema de Jurado Nº 2, de Clint Eastwood? Nicholas Hoult brilha em drama…

5 dias atrás

Ressaca Social no Autismo

Ressaca Social no Autismo e o mito de "nem parece autista" são tema de episódio…

5 dias atrás

O suporte do autismo nível 1 é para a vida toda

Em 2013, a síndrome de asperger passou a compor o Transtorno do Espectro do Autismo.…

6 dias atrás

Crítica: Silvio (2024)

Silvio mistura uma narrativa frágil de filme policial com alguns toques biográficos sobre o personagem-título.…

1 semana atrás

O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?

O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!