O Mundo Autista

Avatar

Como é a história de Avatar? Filme que representou um avanço técnico está disponível na plataforma Disney+;

Como é a história de Avatar? Filme que representou um avanço técnico está disponível na plataforma Disney+;

“Avatar” não é apenas um entretenimento razoavelmente divertido. Sobretudo, este longa-metragem com direção de James Cameron, do Titanic (1997), representa um avanço técnico. Aliás, a obra contém muitos detalhes visuais. Inclusive, esta qualidade encontra-se a serviço de uma mensagem pacifista e ambientalista.

Como é a história de Avatar?

Nesta ficção científica, Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Porém, ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Então, Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. Também, o local é lar dos Na’Vi. Estes são seres que possuem maior capacidade física que os humanos.

Aliás, os Na’Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Porém, os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na’Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Mas, por serem incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, por meio de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar.

Os efeitos especiais em Avatar

Assim, é desta forma que Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Ou melhor, isso até conhecer Neytiri (Zoe Saldana). Ela é uma feroz Na’Vi que que serve de tutora para a ambientação dele na civilização alienígena.

Desse modo, “Avatar” emprega uma nova geração de efeitos especiais. Afinal, Pandora é em grande parte CGI. Já os Na’vi são incorporados por meio de técnicas de captura de movimento e de forma convincente. Ou seja, eles apresentam suas peculiaridades visuais sem que isso se apresente como estranheza a quem assiste ao longa-metragem.

Em qual plataforma está disponível Avatar?

Assim, o filme consegue engajar pelos 163 minutos de duração. Isso porque, apesar do roteiro meramente funcional, há uma dose de humanismo nas histórias dos Na’vi. Afinal, eles também são desenvolvidos como indivíduos. E mesmo cedendo a ação nos momentos finais do filme, o que acaba por deixar de lado boa parte da riqueza narrativa, Avatar é um filme inovador. Por sinal, o filme encontra-se disponível no Disney+.

Avaliação

Avaliação: 3 de 5.

Trailer

Autora da Crítica

Sophia Mendonça é uma youtuber, podcaster, escritora e pesquisadora brasileira. Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments