"Nada sobre nós, sem nós"

Autistas e suas Dificuldades com Metáforas

“Autistas e suas Dificuldades com Metáforas, Indiretas e céus… Falem diretamente!”. Canal Mundo Autista, com Sophia Mendonça, 2025

Neste reels, eu levanto uma questão importante sobre a compreensão de figuras de linguagem por pessoas autistas. De fato, a interpretação de ironias, metáforas e outras figuras de linguagem pode representar um desafio para alguns autistas. Afinal, eles tendem a ter um pensamento mais literal e concreto. No entanto, a capacidade de compreensão varia muito de acordo com o grau de cognição e as experiências de cada indivíduo.

Pesquisas indicam que autistas, mesmo aqueles com dificuldades iniciais em compreender figuras de linguagem, podem desenvolver essa habilidade com o tempo e o apoio adequado. A exposição a diferentes contextos linguísticos, a explicação do significado das figuras de linguagem e o uso de recursos visuais podem auxiliar na compreensão. É fundamental desmistificar a ideia de que autistas são incapazes de compreender a linguagem figurada, reconhecendo suas individualidades e potencialidades.

Reels/Shorts: “Autistas e suas Dificuldades com Metáforas, Indiretas e céus… Falem diretamente!”. Canal Mundo Autista, 2025



Sophia Mendonça é jornalista, professora universitária e escritora. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Ela também ministrou aulas de “Tópicos em Produção de Texto: Crítica de Cinema  “na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), junto ao professor Nísio Teixeira. Além disso, Sophia dá aulas de “Literatura Brasileira Contemporânea “na Universidade Federal de Pelotas (UfPel), com ênfase em neurodiversidade e questões de gênero.

Atualmente, Sophia é youtuber do canal “Mundo Autista”, crítica de cinema no “Portal UAI” e repórter da “Revista Autismo“. Aliás, ela atua como criadora de conteúdo desde 2009, quando estreou como crítica de cinema, colaborando com o site Cineplayers!. Também, é formada nos cursos “Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica” (2020) e “A Arte do FIlme” (2018), do professor Pablo Villaça.
Mundo Autista

Posts Recentes

Crítica: “Os Sete Relógios de Agatha Christie” (2026)

Além de Poirot e Miss Marple: O brilho da nova protagonista na série "Os Sete…

11 horas atrás

A importância da psiquiatria no tratamento do autismo

Descobri a importância da psiquiatria no tratamento do autismo ao conhecer minha psiquiatra. Ela me…

1 semana atrás

Crítica: “De Férias com Você” (2026)

De Férias com Você é adaptação da obra de Emily Henry. O casal em De…

2 semanas atrás

Crítica: “Um Terror de Parentes” (2025)

O Desequilíbrio entre o Nojo e o Riso em "Um Terror de Parentes". Filme tem…

2 semanas atrás

Crítica: “Drácula de Bram Stoker”(1992)

“Drácula de Bram Stoker” é bom? Crítica de Drácula de Bram Stoker, obra operística e…

2 semanas atrás

Crítica: “O Agente Secreto” (2025)

A reconstituição de época no filme O Agente Secreto. Wagner Moura e o Globo de…

2 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!