Victor Mendonça e Rodrigo Tramonte
Na segunda parte da entrevista, Rodrigo Tramonte fala sobre sua ligação com o Budismo e o que ele tem aprendido com a religião.
Victor Mendonça: O Rodrigo é um ativista e palestrante a respeito das causas autistas, porque ele próprio foi diagnosticado tardiamente. Em alguns eventos que a gente se encontra, como aconteceu em Montes Claros, há algum tempo. Nessa época, o Rodrigo me perguntou sobre budismo porque eu pratico, há muitos anos, o Budismo de Nichiren. Ele me perguntou sobre a filosofia, onde acontecem as reuniões. Só que eu moro em Belo Horizonte e o Rodrigo em Florianópolis. A Soka Gakkai Internacional é uma organização filiada à ONU, com 12 milhões de membros, em 192 países.
Eu, então, coloquei o Rodrigo em contato com praticantes da cidade dele e o Rodrigo se tornou membro dessa organização, algum tempo depois. A BSGI, Brasil Soka Gakkai, luta pela paz, cultura e educação com base nos princípios humanistas de Nichiren Daishonin. Eu cresci tendo uma referência forte do budismo, mas o Rodrigo não, pois ele vem de outra trajetória. Ele se encontrou e se encantou por essa filosofia. O que você viu na Soka Gakkai* que te despertou, que te fez pensar “Essa é filosofia que eu quero seguir.” ?
Rodrigo Tramonte: Eu fui convidado para participar da reunião da Soka Gakkai aqui em Florianópolis, logo depois que conversei contigo e com a Selma. Nessa primeira reunião, eu encontrei com pessoas que já havia visto em outros eventos, em outras ocasiões. Um dos participantes era meu colega de trabalho como a Fabi, que é psicóloga de um colégio daqui. Eu já havia realizado algumas palestras no colégio onde a Fabi trabalha. Portanto, eu já tinha contato com alguns membros da Soka Gakkai daqui. Eu senti muita conexão e acolhimento, pois é uma filosofia humanista. As leituras do Nichiren, são na verdade, estudos sobre se transformar dia a dia, para ser feliz e contribuir par a felicidade do outro. Eu recebo o Jornal Brasil Seykio da Soka Gakkai. O princípio que eles seguem é o da revolução humana, não se atém ao “esporro dos pecados”, como acontece no cristianismo. Não é uma purificação, mas sim uma evolução, onde a gente sempre busca ser melhor a cada dia. Ao invés de buscar a salvação em um ser superior, a gente busca as orientações de Sensei**, Dr. Daisaku Ikeda, que nos esclarecem sobre os ensinamentos de Nichiren Daishonin.
Victor Mendonça: Inclusive o presidente Ikeda foi o personagem do último livro: Ikeda, um século de humanismo. Ele é um pacifista com uma trajetória bacana, de uma pessoa que viveu os horrores da segunda guerra mundial, com o Japão completamente destruído e ressignificou
uma história pela busca ferrenha da paz.Rodrigo Tramonte: Verdade e neste momento, a gente está em uma situação parecida. Dessa forma, a prática do budismo, as leituras, a recitação do Daimoku, um mantra que é como se fosse a oração cristã, Tudo isso, é muito importante para vencermos os desafios atuais.
Victor Mendonça: Só para contextualizar, o Daimoku é como se fosse a oração, consiste na recitação contínua do mantra “Nam-Myoho-Renge-Kyo” que, de uma maneira simplificada, significa você orar para emergir sabedoria. Assim, você cria condições para dar melhores causas que vão surtir melhores efeitos. A nossa Revolução Humana é o início para criar uma onda de humanismo por todo o mundo. Eu fiquei muito feliz em ter o Rodrigo como colega, como amigo, sendo uma pessoa como eu, autista e, agora, budista. Não quero desmerecer nenhuma outra religião, esse não é o caso mas eu gosto muito do budismo. O budismo, para mim, é uma religião mais lógica e que, ao mesmo tempo, traz a fé, a espiritualidade e a esperança. Como isso tem te ajudado, Rodrigo?
Rodrigo Tramonte: Como eu estava dizendo, essa prática me ajuda a me manter nesse período difícil. Mesmo neste momento, a Soka Gakkai daqui continua fazendo as reuniões online. Agora, mais do que nunca, estamos todos unidos.
Victor Mendonça: Aqui também. Isso é ótimo, mantenha-se firme na prática. Afinal, qual que é melhor religião? Claro que é aquela que torna a pessoa melhor. Eu fico muito feliz em ver você nesse caminho, assim como eu creio que eu também esteja caminhando para isso: me tornar uma pessoa melhor e ser um valor para a sociedade.
*Soka Gakkai é uma associação composta por doze milhões de pessoas no mundo inteiro. Tem como base, o pensamento do monge japonês Nichiren (1222-1282) e, como prática principal, o Daimoku, que consiste na recitação do mantra “Nam-Myoho-Rengue-Kyo”. Seu livro fundamental é chamado de Sutra do Lótus.
**Sensei termo japonês comumente usado para se referir a “professor”, “mestre”.
Você sabia que a música Firework, de Katy Perry, é um hino budista? Confira a…
Enfeitiçados parte de uma premissa inovadora e tematicamente relevante. O filme traz uma metáfora para…
Sophia Mendonça resenha o especial de Natal A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter, com esquetes…
O autismo na série Geek Girl, uma adaptação da Netflix para os livros de Holly…
Os Fantasmas Ainda se Divertem funciona bem como uma fan service ancorada na nostalgia relacionada…
Ainda Estou Aqui, com Fernanda Torres, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro e está…