A jornalista e escritora Sophia Mendonça (canal Mundo Autista) esteve entre os 35 alunos homenageados ontem pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Este reconhecimento foi destinado aos egressos do curso de Jornalismo que mais se destacaram no mercado de trabalho. Inclusive, no caso de Sophia, ela recebeu o prêmio pelo trabalho como youtuber. Assim, houve um coquetel de premiação no campus do Buritis da instituição, que comemora 60 anos de existência.
Dessa forma, entre os demais homeageados também estiveram a chefe de produção da Rede Globo Cíntia Neves, o réporter do jornal O Tempo Vitor Fórneas e os apresentadores da Rádio Itatiaia Michel Ângelo e Renato Rios Neto. E mais, a apresentadora global Liliana Junger, a repórter da TV Band Larissa Pimenta, o chefe de redação e âncora da Band News Lucas Catta Preta, a apresentadora do Jornal Nacional Aline Aguiar e a coordenadora da equipe de jornalismo da Rádio Itatiaia, Maria Cláudia Santos. Já no campo dos esportes, o comentarista da ESPN Leonardo Bertozzi também foi laureado.
Cíntia Neves escreveu que “A garota que um dia teve a ousadia de sonhar em ser jornalista hoje volta ao Centro Universitário que graduou para ser homemenageada. Com aquele mix de sentimentos e de muita gratidão àqueles que fizeram esse sonho se tornar real. Noite de rever professores, colegas de trabalho, pessoas que fazem parte desta trajetória”. Já Vitor Fórneas observou que “andar pelos corredores da instituição fez com que um filme passasse pela minha mente. Lembrei dos bons momentos compartilhados com amigos e professores.”
Sophia Mendonça também comemorou a premiação: “Hoje fui homenageada como uma das ex alunas notáveis do curso de Jornalismo em 60 anos do UniBH. Confesso, um filme passou pela minha cabeça. Lembrei-me daquela garota que entrou na faculdade com o sonho de ter uma carreira, mesmo que sem perspectivas disso durante uma adolescência desafiadora. Nessa época, o mercado de Jornalismo passava por transições, mas rapidamente me apaixonei pela profissão.
Aprendi muito com cada interação com os professores e colegas. E hoje, nem eu acredito onde eu cheguei, após tantas conquistas profissionais. Talvez nem tenha dimensão disso, ainda. Mas estar lá, em meio a Jornalistas admiráveis com atuação consagrada em veículos como Rede Globo, Rádio Itatiaia, Jornal O Tempo, Band e ESPN me fez ver que essa trajetória está valendo a pena. Quanta gratidão ao UniBH, por tudo que representa na minha vida!“.
Também, há a curiosidade de que a mãe de Sophia e co-apresentadora do Mundo Autista, a também jornalista Selma Sueli Silva, viu outra de suas pupilas receber a homenagem. É que Cíntia Neves atuou como estagiária de Selma nos anos 2000, na Rádio Itatiaia, e elas se tornaram grandes amigas desde então. “Hoje minha felicidade foi dupla. MInhas duas filhas homenageadas e reconhecidas. Mas o mais importante e legítimo: ambas competentes e inspiradoras
“, comemorou Selma.Além disso, alguns professores estiveram presentes. Por sinal, este foi o caso de Carol Braga, que também é ex-aluna e recebeu o prêmio pela atuação no site Culturadoria. E além de Carol, Maurício Guilherme Silva Jr., que foi orientador de Sophia em Neurodivergentes (2019) e parceiro em diversos empreendimentos dela, e Tacyana Arce marcaram presença. Aliás, Tacyana registrou, em resposta ao post de Sophia no Instagram: “Sua gentileza em nos ensinar tanto! Te admiro e tenho orgulho de ter sido sua professora“.
Por sua vez, Maurício foi o paraninfo da turma de Jornalismo em que Sophia se graduou, no ano de 2018. Á época, ele pontuou em discurso: “Se a essência do jornalismo está, mesmo, no que sempre chamei de “a arte do estranhamento”, resta-nos, como artesãos do encontro, a capacidade de lapidar instantes, segundo a ética dos olhos, a destreza das mãos e a serenidade da mente.
Como jornalistas, meus queridos, sejam rocha ante a tempestade; silêncio vivaz, em meio à multidão; veio de água sobre a planície da opressão. Transmutem-se, dia a dia, em voz, corpo, consciência universal. Estejam presentes, quais sejam as artimanhas da ausência. Ergam as mãos ao chamado do Sol. Entreguem-se, sábios, ao baile da Lua. Contestem mitos, ritos, fábulas, alegorias. Respeitem dores, fragilidades ou quereres. Rendam graças à diversidade do irmão. Peçam licença, mas jamais deixem de entrar. Sua incumbência, pois, é dizer o mundo. (E, claro, transfigurar deserto em morada à beira-mar.)“.
Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” desde 2015. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
Resenha do livro Amar é Relativo, de Sophie Kinsella, por Sophia Mendonça. Obra reconstrói romance…
Qual o tema de Jurado Nº 2, de Clint Eastwood? Nicholas Hoult brilha em drama…
Ressaca Social no Autismo e o mito de "nem parece autista" são tema de episódio…
Em 2013, a síndrome de asperger passou a compor o Transtorno do Espectro do Autismo.…
Silvio mistura uma narrativa frágil de filme policial com alguns toques biográficos sobre o personagem-título.…
O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?