O Mundo Autista

Autismo ou Boderline?

Nesse episódio do Mundo Autista, Sophia Mendonça aborda as nuances que diferenciam ou aproximam os diagnóstico de Autismo ou Boderline.

Capa do episódio Autismo ou Boderline?, do canal Mundo Autista

Nesse episódio do Mundo Autista, Sophia Mendonça aborda as nuances que diferenciam ou aproximam os diagnóstico de Autismo ou Boderline.

Autismo ou Boderline é o tema do mais recente episódio do Mundo Autista. Aliás, este capítulo teve lançamento na última quarta-feira (14). Com isso, a influenciadora digital e pesquisadora Sophia Mendonça aborda as nuances que diferenciam ou aproximam ambas as condições.

Autismo ou Boderline, uma linha tênue entre diagnósticos

Acontece que os comportamentos de pessoas com laudo de Transtorno de Personalidade Boderline (TPB) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) costumam ser muito semelhantes. Por exemplo, em ambos os casos pode haver relacionamentos complicados com outras pessoas, além da falta de noção de intimidade nas interações sociais.

Porém, essas atitudes acontecem por motivos diferentes em ambas as condições. Por isso, é importante uma avaliação cuidadosa se a pessoa é autista, boderline ou apresenta diagnósticos coexistentes. Afinal, é necessário conhecer a causa para direcionar intervenções mais específicas que favoreçam a qualidade de vida da pessoa, bem como o convício em sociedade dela.

Assista ao episódio do canal Mundo Autista “Autismo ou Boderline?”, com apresentação de Sophia Mendonça

Temporada do Mundo Autista aborda temas polêmicos

No Mundo Autista, Sophia Mendonça e Selma Sueli Silva discorrem sobre o que acontece com pessoas autistas nas diversas situações. Elas são mãe e filha, ambas autistas. Inclusive, Sophia já teve suspeita de boderliene.

Então, elas refletem sobre as experiências das pessoas neurodivergentes e os impactos disso ao longo da vida. O Mundo Autista, por sinal, é o canal mais antigo protagonizado por autistas no YouTube brasileiro. Aliás, a temporada de 2022 também aborda temas como redesignação sexual, hiperfoco em pessoas e empreendedorismo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments